Ícone do site Notícia Hoje

Polícia apreende droga rara em Joaçaba

A apreensão e as prisões aconteceram na noite deste sábado, 9, em Joaçaba, quando a Polícia Militar recebeu a informação de que um grupo de jovens se deslocaria até a cidade de Xanxerê para participar de uma festa Rave, a PM abordou na Avenida Santa Terezinha a van que seria utilizada para o transporte dos jovens.

No local, os policiais efetuaram busca pessoal nos ocupantes da Van e no interior do veículo foi localizada certa quantia de substância entorpecente. Posteriormente, com o auxílio da equipe do Canil da PM, com a cachorra Tuca, foi efetuada nova revista no veículo, onde foi encontrado mais substância entorpecentes. No total foram encontrados 21.5 gramas de maconha, dois comprimidos de Ecstasy e dois comprimidos de Cristal.

Publicidade

Foram detidos três homens e duas mulheres maiores de idade e uma menor de idade. A operação contou com a participação de policiais da agência de Inteligência do 26º BPM, com o apoio da do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e Rádio Patrulha.

A droga

A droga Cristal, encontradas nas buscas em Joaçaba, é rara de ser localizada pela polícia aqui na região. É um estimulante feito de uma anfetamina superpoderosa, que acelera o corpo e suas funções. Substâncias químicas industriais e produtos de limpeza (geralmente tóxicos) entram na fabricação dele.

Possui efeito devastador sobre o corpo, que em pouco tempo pode levar até a morte. A droga é produzida em laboratório, chegando a ser 10 vezes mais potente que a Cocaína. De acordo com especialistas, a droga é a mais perigosa que existe atualmente.

Em apenas vinte minutos, depois de ser consumida, provoca euforia, aumento da resistência, perda de sono e o apetite. Mas os efeitos não param por ai, por ela agir no sistema nervoso central, o coração fica acelerado, a pressão sanguínea aumenta o que pode provocar o ataque cardíaco. Seus efeitos duram até 48h.

Segundo especialistas, o entorpecente é altamente viciante, basta usar uma vez para se tornar dependente. Nos Estados Unidos a droga é tratada como uma epidemia, com campanhas educativas que mostram os efeitos devastadores no corpo.

Com informações do Portal Eder Luiz.

Sair da versão mobile