Notícia Hoje

PM de Caçador presta homenagem a Tiradentes, patrono das polícias brasileiras

Em homenagem à memória de Tiradentes, patrono das Polícias Militares e Civis, foi realizado nesta sexta-feira, 20, na sede do 15º Batalhão de Polícia Militar, em Caçador, a solenidade alusiva ao Dia de Tiradentes, comemorado no dia 21 de abril.

Na formatura em memória do mártir da Inconfidência Mineira foi feita a leitura de um boletim especial realizado pelo 1º tenente Cleiton Roberto Fischer.

Publicidade

Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, marcou a história do Brasil ao participar ativamente dos primeiros movimentos de independência do Brasil.

Já incluído nas fileiras militares, no posto de alferes do Regimento de Cavalaria, na 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais, entrou em contato com o movimento da Inconfidência Mineira, movimento que marcou o início do processo de emancipação política brasileira.

Por lutar contra o domínio português, Tiradentes foi condenado à morte em 21 de abril de 1792, data que foi declarada feriado nacional. Pela sua representatividade, se tornou patrono cívico da Nação Brasileira e das policias militares e civis no Brasil.

Estiveram presentes na solenidade o comandante do 15º BPM, tenente coronel Renato Leandro de Medeiros e demais oficiais que compõem o efetivo do batalhão, além de autoridades e convidados.

 

Sair da versão mobile