A araucária caçadorense, referência mundial em produtividade, foi mais uma vez destaque na sessão da Câmara Municipal nessa terça-feira (18). Durante a Palavra Livre, Vânio Czerniak, responsável pelo cultivo da árvore com recorde em produção de pinhas em uma única araucária, relatou a participação no 4° Festival do Rio Grande do Sul em Paris, na França, mês passado.
O Festival do Rio grande do Sul de Paris é um evento que tem o intuito de apresentar um Brasil diferente, promover e ampliar a visibilidade da cultura sul-brasileira no exterior e proporcionar uma integração mais intensa entre a região do Sul do Brasil com a França e Europa; além de oportunizar novas aberturas nas áreas de cultura, turismo e negócios.
Conforme Vânio Czerniak, o convite para o evento mundial foi feito pela Associação Sol do Sul devido à diferenciação genética do pinheiro, objeto de pesquisa na Universidade Federal do Paraná. “Em 2005 o pinheiro produziu 155 pinhas, três anos depois carregou 374 pinhas e foi pauta de uma reportagem exibida pelo programa Globo Rural para mais de 150 países. Em 2009 foram registradas 398 pinhas e em 2015 o recorde foi superado com as 674 pinhas”, detalha.
“Acompanhamos o Vânio desde o início do cultivo do pinheiro e agradecemos pelo espaço da Câmara Municipal para divulgar ainda mais o nome de Caçador. Vamos pedir a benção de Deus que essa produção continue”, completa o presidente da AMPE, Odelir Neves.
A representatividade de Caçador através do cultivo da araucária foi enaltecida pelo presidente da Câmara Municipal, Valmor de Paula. Ele destacou ainda a importância de apresentar o tema na Câmara para motivar mais produtores locais.