A pesquisa EPICOVID19 terminou as três etapas (192, 250 e 250 amostras) sem identificar nenhum novo caso da doença, em Caçador.
O Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (EPICOVID19-BR), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas com financiamento do Ministério da Saúde, é o maior levantamento populacional do mundo a estimar a prevalência de Covid-19.
“Estes resultados nos deixam bastante animados e mostram que os caçadorenses estão colaborando com as medidas que adotamos, no combate à Covid-19, como o distanciamento e isolamento social, uso de máscaras e higienização das mãos. Mas, também, reforça a necessidade da continuidade destes cuidados. Contamos com a colaboração de todos”, completou o secretário de Saúde, Ademar Schmitz.
A EPICOVID19-BR estima a proporção de casos de infecção por coronavírus no Brasil e foi aplicada por pesquisadores do Ibope Inteligência.
O estudo incluiu a cidade mais populosa de cada uma das 133 sub-regiões definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o território brasileiro. A seleção das residências e das pessoas que foram entrevistadas e testadas ocorreu por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.
Para o exame, os pesquisadores coletaram uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que foi analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. Enquanto aguardava o resultado, o participante respondia a perguntas sobre sintomas da Covid-19 nas últimas semanas.