Cerca de 140 pessoas participaram nesta segunda e terça-feira, 31 de outubro e 1º de novembro, de uma palestra com o tema “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”. A iniciativa partiu da Vigilância Sanitária de Caçador, Gerência Regional de Saúde e Instituto Federal de Santa Catarina – campus Caçador. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal com a presença de profissionais que trabalham com alimentos.
Durante os dois dias, as orientações foram repassadas ao público pelos professores do IFSC Ricardo Guz, especialista na área de química industrial e área de alimentos, professor Iury de Almeida Accordi, biólogo com doutorado em ecologia. Também participaram do evento a tecnóloga de alimentos da Vigilância Sanitária de Caçador, Andréa Rui Pistore, e Gisele de Camargo Schmigel, representante da Vigilância Sanitária Estadual.
De acordo com o professor do IFSC, Ricardo Guz, fizeram parte da palestra assuntos como a microbiologia dos alimentos e boas práticas de manipulação, resultando em boas práticas de higiene, saúde e segurança. “Considerando que a saúde alimentar torna-se um tema em constante discussão, os cuidados com a manipulação de alimentos são necessários, almejando o bem estar do consumidor”, afirma.
O evento foi gratuito e reuniu proprietários e funcionários de bares, lanchonetes, restaurantes, padarias, supermercados, mercearias, hotéis, merendeiras das escolas, acadêmicos e demais interessados. Palestras semelhantes a essa foram promovidas também nos outros municípios da área de abrangência da 10ª ADR.
Para Gisele de Camargo Schmigel, a avaliação foi evento é positiva, tanto pelo número de participantes como pela importância do conhecimento sobre o tema. “A palestra foi além das exigências da Vigilância Sanitária, abordando aspectos fundamentais nessa área como o cuidado com a manipulação, comercialização e distribuição de alimentos, de maneira a evitar efeitos indesejados ao consumidor”, comenta.