A História do Contestado e a cultura da população cabocla e dos imigrantes colonizadores será tema de palestra. A capacitação destinada aos professores de Caçador foi realizada pelo professor Gerson Witte nessa terça-feira (11), às 19h, no Plenário Joaquim Scolaro. A iniciativa faz parte do cronograma de atividades da Semana do Contestado realizada entre 24 e 30 de outubro.
A importância do reconhecimento e da valorização dos elementos da cultura e história do meio-oeste catarinense foi abordada através do material paradidático “Guerra do Contestado para Crianças”, distribuído aos alunos da rede pública e particular do município.
“As pessoas podem pensar que ao nos conectarmos digitalmente no mundo estaremos nos tornando importantes, participantes de algo maior. Mas, o que acontece, nos tornamos mais um, meio a bilhões. A grande pergunta é: o que torna Caçador e a Região do Contestado especial para que as pessoas queiram nos conhecer, nos ouvir?”, questiona o professor do IFSC, câmpus Chapecó.
Para Gerson Witte, a História do Contestado é a saga dos caboclos que viveram nestas terras e os colonos europeus e asiáticos que enfrentaram um novo mundo desconhecido fizeram e história. “Devemos valorizar nosso jeito, nosso povo, nossa história com orgulho para nos tornarmos especiais também para o mundo”, conclui.
FICHA TÉCNICA: Gerson Witte é especialista em Arte Educação, mestrando em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE, escritor e ilustrador das revistas “Guerra do Contestado para Crianças” e “Pistas que desvendam o Passado”, coautor do livro “revelando o Contestado” e orientador do projeto ganhador do concurso “Meu Roteiro de Inclusão: Esporte para Todos”, do Ministério da Educação, em conjunto com o TV Escola.
Confira a programação desse ano
De 17 a 30 – 17h: Exposição “Cotidiano da Fé”, do artista plástico Leandro Vitto. Apresentação da Orquestra Municipal de Caçador. Local: Espaço Cultural Vereador Almir João Binotto, da Câmara Municipal de Caçador.
24 – 19h30min: Lançamento da obra “Memórias da Lumber e da Guerra do Contestado”, de autoria do historiador Delmir José Valentini e apresentação do teatro “O Exército Encantado”, da Cia de Artes Vento Negro, no Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador.
25 – 19h30min: Sessão Especial do Contestado. Premiação concurso de acróstico, poema e redação das escolas. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador.
26 – 14h: Oficina de plantas medicinais da região, com Alesio Passos dos Santos e o médico César Paulo Simionato, para a Pastoral da Saúde. Local: Salão da Igreja Nossa Senhora Rainha, no Santelmo.
19h30min: Oficina de plantas medicinais da região, com Alesio Passos dos Santos e o médico César Paulo Simionato, aos acadêmicos. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
27 – 19h30min: Lançamento da obra “Vicente Telles: O Mensageiro do Contestado”, de autoria do jornalista Moacir Pereira e palestra com Vicente Telles. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
27 e 28 – 09h: Oficina de plantas medicinais da região para a Pastoral da Saúde, com Alesio Passos dos Santos, ambientalista, professor de fitoterapia, colecionador e cultivador de plantas medicinais, e o médico Dr. César Paulo Simionato, coordenador do Horto Medicinal do Hospital Universitário da UFSC. Local: Salão da Igreja Cristo Redentor, no Berger.
14h: Oficina de plantas medicinais da região para Profissionais da Saúde, com Alesio Passos dos Santos e o médico, César Paulo Simionato, coordenador do Horto Medicinal do Hospital Universitário da UFSC. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
27 e 28 – 8h30min às 12h e 13h30min às 17h: PROLER – Literatura do Contestado: palestra e sessão de autógrafos com o jornalista, Afonso Romano de Sant´ana, o professor Dr. Ezequiel Theodoro da Silva. Oficinas temáticas, varal de poesias, feira de livros e atividades paralelas. Local: Auditório da Reitoria da UNIARP.
28 – 9h e às 14h: Teatro na Câmara: apresentação do “Contestado Encantado”, da FMC/SESC e Secretaria de Educação; e Chica Pelega, Grupo de Teatro Janela da Arte. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, da Câmara Municipal de Caçador.
28 – 19h30min: Mesa Redonda: “A Religiosidade Contestada”, apresentada pelo jornalista João Batista e participação do professor Carlos Matias, do IFSC e o padre Gilberto Tomazi, especialistas em História do Contestado. Mediador: padre Márcio Martins. Local: Plenário Osvaldo José Gomez, na Câmara Municipal de Caçador.
29 – 09h30min: Puxirão do Monge: campanha de conscientização, limpeza e preservação da natureza e atividades lúdicas, no Loteamento Monge João Maria.
29 – 14h: Atividades no Parque Central: apresentações culturais, mateada, feira de produtos orgânicos, de ervas medicinais e de artesanato e brinquedos para as crianças. Local: Parque Central José Rossi Adami.
15h – Causos com Pinduca, da Etnia Cabocla de Caçador
15h40min – “Bicho de sete cabeças em fúria”, Grupo de Teatro Temporá
16h40min – Oficinas da FMC, dança contemporânea “Em tempos de opressão”, com a professora Maria Luiza Zardo Pegoraro, da FMC
16h50min – “Quero ser como criança”, Grupo de Teatro Shekináh
17h10min – “Maria Rosa e o Contestado”, jazz com a professora Minéia Mafioleti, da FMC
17h20min – Grupo Querência dos Amigos, com Gianderson Mott
17h50min – “Contestado Encantado”, da FMC/SESC e Secretaria de Educação
18h30min – Lançamento do CD de Rock “Conceitual do Contestado”, da Banda de Rock Peabirus
30 – 14h: Apresentações culturais. Local: Parque Central José Rossi Adami.
15h30min: “Chica Pelega”, grupo Ritos do Contestado, de Lebon Régis
15h50min: Viola Cabocla, de Lebon Régis
17h – Missa Cabocla. Local: Parque Central José Rossi Adami.