Videira será a quinta cidade a receber a segunda temporada do painel SC Que Dá Certo, promovido pela RBS TV. Nesta edição, os empresários Dorival Barbieri, da Baterias Pioneiro, Mario Faccin, da Sulita, e Guilherme Grando, da Villaggio Grando, vão dividir com os participantes, os desafios, as estratégias e as soluções que os levaram ao caminho do sucesso. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pela internet na página especial do projeto no G1 Santa Catarina.
Ao final das apresentações, a plateia poderá participar de um bate-papo com os empresários, que será mediado pelo apresentador do RBS Notícias, Fabian Londero. Concórdia, no oeste do estado, encerra a série de painéis desse ano, no dia 04/07. O evento já passou pelas cidades de São José, Itajaí, Jaraguá do Sul e Tubarão.
Conheça os painelistas
Dorival Barbieri – Baterias Pioneiro
Dorival Barbieri é sócio-fundador e diretor industrial do Grupo Pioneiro Industrial. No mercado há quase três décadas, o Grupo é composto por empresas de diversos segmentos, localizadas no interior de Santa Catarina, nos municípios de Treze Tílias e Água Doce. Na indústria desde 1990, juntamente com o irmão Sirivaldo José Barbieri, ele quer colocar a Pioneiro entre as quatro maiores fabricantes de baterias do Brasil.
A Pioneiro Baterias surgiu em 1989, na cidade de Treze Tílias. Iniciando com uma produção mensal de 150 baterias, a Pioneiro construiu ao longo de mais de 25 anos uma marca de confiança, com a missão de atuar com sustentabilidade na reciclagem de chumbo, fabricação de baterias e escapamentos, proporcionando energia, confiança e bem-estar.
Mario Faccin – Master Agroindustrial
Médico veterinário formado pela Universidade Federal do Paraná, Mário Faccin, 65 anos, é fundador e diretor-presidente da Master Agroindustrial. Natural de Videira, ele trabalhou por 25 anos na Perdigão, hoje BRF, em diversas funções. Em 1994, fundou a empresa que hoje é a Master Agroindustrial, especializada na produção, industrialização e comercialização de suínos com a marca Sulita.
A Master produz proteína suína que é fornecida para as maiores agroindústrias do país e chega aos lares de todos os brasileiros. A empresa conta com granjas próprias, fábricas de rações, indústria e um centro administrativo. Está presente em cidades de Santa Catarina e de Goiás, em regiões onde a produção suína é uma atividade tradicional. Tem, ao todo, cerca de 8oo funcionários.
Guilherme Grando – Villaggio Grando
Diretor comercial da Villaggio Grando, Guilherme Sulsbach Grando, 32 anos, é o filho mais velho do empresário do setor madeireiro de Caçador e fundador da vinícola, Maurício Carlos Grando. Graduado em Direito pela Universidade Positivo, de Curitiba, é sommelier formado pelo Centro Europeu daquela cidade e, antes, cursou um ano de Agronomia. É presidente da Vinhos de Altitude Produtores Associados, entidade que reúne vinícolas da região da Serra Catarinense e do Vale do Contestado.
A Villaggio Grando foi criada no final dos anos 1990 depois da visita de um amigo francês da família à Água Doce. Ao analisar o clima e mexer na terra, o europeu garantiu que o lugar era propício para a produção de vinhos de qualidade. As primeiras mudas foram plantadas em 1998. A vinícola conta com um vinhedo de 45 hectares cuja produção chega a 260 mil garrafas por ano, somando vinhos tintos, brancos, espumantes e, em um futuro próximo, um brandy. Há poucos dias foi lançado também o vinho licoroso. Trata-se do Marilla, homenagem à Marilla Grando, filha do fundador da vinícola, Maurício Carlos Grando.
Nesta temporada, o SC Que Dá Certo conta com o apoio dos parceiros Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).