Um paciente, que está internado em Florianópolis, é o segundo caso confirmado para Coronavírus, em Caçador. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira, 14, pela Secretaria de Saúde de Caçador.
“Informamos que Caçador na data de hoje possui 2 casos notificados e confirmados, sendo que 1 deles permanece internado no hospital Maicé, e, o outro, se trata de uma pessoa que reside do município de Caçador, porém se encontra em Florianópolis em tratamento. Quanto a este, que está em Florianópolis, a Secretaria de Estado da Saúde notificou a Vigilância Epidemiológica via e-mail, com nome e endereço residencial. Por questões de sigilo, a identidade dele não será divulgada”, afirmou a nota oficial da Secretaria.
Além disso, a nota da Secretaria afirma ainda que o Governo do Estado se equivocou ao divulgar 3 casos para Caçador. “No domingo, dia 12/04/2020, o Governo do Estado atualizou suas bases de dados e computou como se Caçador tivesse 3 casos, o que gerou incerteza para a população e para o serviço de saúde municipal, por não haver ciência dessa situação. Nesta terça feira, dia 14/04/2020, após um novo contato realizado pelo representante da Vigilância Epidemiológica junto ao Governo do Estado, o as autoridades estaduais reconheceram que os dados estavam equivocados e informou que haverá atualização em seu site com o quantitativo de casos para Covid-19 em Caçador”, completou a nota.
NOTA OFICIAL
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, com o intuito de informar a população Caçadorense acerca dos casos de Covid-19 esclarece que:
– Na data de 06/04/2020 foi confirmado o primeiro caso positivo para Coronavírus em Caçador. Cumprindo as determinações do Governo do Estado e respeitando as hierarquias, nesse mesmo dia foi repassado a informação para a Secretaria Estadual de Saúde, com objetivo de que o Governo atualizasse sua base de dados.
No entanto, a atualização somente ocorreu na quinta-feira, dia 09/04/2020, ainda assim, de forma equivocada, contabilizando 2 casos e não 1.
Persistindo a informação desencontrada, foi solicitado ao Estado que nos repassasse as informações quanto a possível existência de um segundo caso como havia sido publicado por eles. No entanto, não houve retorno.
No domingo, dia 12/04/2020, o Governo do Estado atualizou suas bases de dados e computou como se Caçador tivesse 3 casos, o que gerou incerteza para a população e para o serviço de saúde municipal, por não haver ciência dessa situação.
Nesta terça feira, dia 14/04/2020, após um novo contato realizado pelo representante da Vigilância Epidemiológica junto ao Governo do Estado, o as autoridades estaduais reconheceram que os dados estavam equivocados e informou que haverá atualização em seu site com o quantitativo de casos para Covid-19 em Caçador.
– Desta forma, informamos que Caçador na data de hoje possui 2 casos notificados e confirmados, sendo que 1 deles permanece internado no hospital Maicé, e, o outro, se trata de uma pessoa que reside do município de Caçador, porém se encontra em Florianópolis em tratamento.
Quanto a este, que está em Florianópolis, a Secretaria de Estado da Saúde notificou a Vigilância Epidemiológica via e-mail, com nome e endereço residencial. Por questões de sigilo, a identidade dele não será divulgada.
– Com relação aos óbitos investigados para Covid-19 até o momento, todos foram descartados.