Outubro de festas em SC
As festas de outubro marcam uma das tantas faces do turismo em Santa Catarina. Milhares de pessoas, muitas de outros estados, circulam por aqui gerando renda e trabalho para milhares de pessoas, movimentando a economia. O Governo do Estado estima que dois milhões de pessoas circulem por aqui neste mês.
O carro chefe das festas é a Oktoberfest, da minha Blumenau, cidade onde moro e que minha família construiu uma empresa centenária, a Hemmer Alimentos.
Mas pelo menos outras 12 cidades também estão em festa: Brusque, Itajaí, Timbó, Forquilinhas, São Martinho, Florianópolis, Chapecó, Itapiranga, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, Porto Belo, Rio do Sul e Treze Tílias.
São festas que preservam tradições, valorizam a gastronomia e até a importante EFAPI, a feira Agropecuária, industrial e Comercial de Chapecó.
A indústria sem chaminé
Pois é. O turismo é sim uma indústria, que gera riquezas e desenvolvimento, mas de uma forma diferenciada.
Santa Catarina tem riquezas naturais para tanto. Temos um litoral de dar inveja e uma região serrana que atrai milhares de pessoas todos os anos para acompanhar a neve.
Águas termais, grutas, cachoeiras, esportes radicais, santuários. São muitos os atrativos, que movimentam a economia catarinense.
Mas o que nos diferencia é a característica do nosso povo. Hospitaleiro, afável e alegre. E que entende a importância de receber o turista.
Oktoberfest
E agora, tenho que puxar a brasa para o meu assado, para minha cidade. Desde o dia 4 até o próximo domingo, Blumenau recebe a Oktoberfest, a segunda maior festa alemã do mundo, perdendo apenas para a de Munique.
É uma festa de grandes proporções e mexe com toda a cadeia produtiva local. Rede hoteleira, táxis, ubers, comércio, serviços, restaurantes e muito mais.
Empregos temporários são gerados, assim como os tradicionais “bicos”.
Em tempos de crise, somos um exemplo. Mais de 300 mil pessoas já passaram pela Oktoberfest nestas duas semanas.
Mas chega de falar de economia. É hora de fazer um convite para você caro leitor.
Ainda dá tempo. Aproveite os próximos dias e venha para Blumenau, para a Oktoberfest.
Vamos te receber de braços abertos.