Ícone do site Notícia Hoje

Os cinco nomes já considerados certos para os ministérios de Lula

Ao menos cinco nomes já são dados como certos por petistas, nos bastidores, para ocupar ministérios no futuro governo Lula.

 

Publicidade

O primeiro deles é o do ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro, que deve ser indicado como ministro da Defesa.

 

O nome de Múcio pode ser um dos primeiros a serem anunciados, dada a urgência de Lula em ter um interlocutor com as Forças Armadas.

 

Quem também está próximo de ser confirmado é o senador eleito e ex-governador do Maranhão Flávio Dino (PSB). Peça importante na transição, Dino provavelmente será anunciado como futuro ministro da Justiça.

 

A dúvida que persiste é se ele acumulará o comando da Segurança Pública. Como mostrou a coluna, aliados de Dino sugerem que a pasta da Justiça continue unificada, com a Segurança Pública tendo status de secretaria especial, e com a possibilidade de ser comandada pelo ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB).

 

Já o ex-chanceler do segundo governo Dilma, o embaixador Mauro Vieira, desponta hoje como favorito para ser nomeado ministro das Relações Exteriores do novo governo Lula.

 

Segundo aliados do presidente eleito, o nome de Mauro tem o aval do ex-chanceler Celso Amorim, principal conselheiro de Lula para a área internacional.

 

O ex-prefeito, por sua vez, deve ser escolhido como futuro ministro da Fazenda. Lula, segundo os petistas, está falando com “gestos”, indicando que Haddad já está certo para ocupar a cabeça econômica do governo.

 

O último que os petistas apontam como futuro ministro é Rui Costa, que deixará o cargo de governador da Bahia em dezembro. A expectativa é que ele seja nomeado ministro da Casa Civil, uma das principais pastas do governo.

 

Com informações Metrópoles

Sair da versão mobile