Há três meses, foi iniciado um novo projeto de Judô em Caçador, por meio da união de esforços entre professores e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. O projeto pretendia abrir duas turmas de iniciação e alcançar o número de 50 alunos, entre adultos e crianças.
Entretanto, o sucesso foi tão grande que logo na primeira semana foi necessário ampliar os horários e dias de aulas. Atualmente já são 4 turmas com aproximadamente 130 jovens e crianças beneficiadas.
A qualidade da estrutura e do trabalho dos professores, bem como o apoio dos pais e a empenho dos novos judocas, permitiu que 30 crianças participassem do seu primeiro desafio competitivo: O 2º Festival de Judô de Rio das Antas, e apesar do pouco tempo de treinamento, os jovens lutadores representaram Caçador muito bem na competição.
O evento, organizado em modelo de festival, contou com a presença de mais de 100 crianças de 6 municípios da região.
“Nossos judocas, todos devidamente uniformizados com as camisetas do Projeto “Eu Faço” da Secretaria de Esportes em parceria com importantes empresas locais, que justamente visa incentivar a prática desportiva entre jovens e crianças, voltaram para casa com uma linda medalha no peito, com um sorriso contagiante no rosto e com um futuro cheio de esperanças para elas e para o Judô de Caçador”, destacou o supervisor da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Maurício Somensi.
Em 2019, o judô foi legalizado junto da Federação Catarinense e os atletas de Caçador passaram a disputar competições da federação. “Isso incentiva o atleta a se dedicar cada vez mais e colocar em prática o que vem aprendendo nos treinos. Estamos muito felizes com o trabalho dos professores e esperamos que 2020 possamos ampliar o projeto e atender mais crianças e adultos da comunidade”, completou Maurício.
As aulas de Judô Infantil (crianças e jovens entre 6 e 14 anos) são ministradas pelos professores Eder Márcio Rodrigues Junior e Guilherme Lucas Maldonado, na Casa da Cultura, às terças e quintas-feiras a partir das 18h20, e as aulas de Judô para adultos (acima de 14 anos) são conduzidas pelo professor José Marcos Godoi, nas segundas e quartas-feiras, a partir das 19h30, também na Casa da Cultura.
“São colaboradores e dedicam diariamente seu tempo a este projeto os professores Marcos Theotonio da Silva Junior, Clodoaldo Possenti e Rafael Ruppel, entre outros amigos do judô, que se uniram com o objetivo de resgatar e promover a modalidade de Judô no município de Caçador, o que tem sido alcançado com muito sucesso”, ressaltou Maurício.
“O projeto visa fazer com o que o judô caçadorense retome a sua posição no cenário estadual. Todo o bom trabalho que está sendo desenvolvido, já está nos rendendo bons frutos e a expectativa é a melhor possível para os próximos anos”, acrescentou o professor Leandro.