Ícone do site Notícia Hoje

Novo perfil fake volta a “vender” notas falsas em grupo do Facebook

Exatamente dois meses depois do primeiro relato em Caçador, um novo perfil fake voltou a vender notas falsas no grupo Brike do Dia Caçador. A postagem foi feita às 23h59 desta sexta-feira, 11.

Com fotos de dinheiro e de uma suposta conversa com um cliente de Goiânia, a postagem é assinada por Santos Jaime, perfil criado no dia 6 de novembro e com todas as características de um fake: nenhuma foto, nenhum amigo e apenas uma postagem.

Publicidade

O falsário garante que as notas têm qualidade, passam no teste da caneta, têm marca d’água, fita e passam na “luz ultra”.

Crime

A falsificação de moeda ou papel-moeda é crime e tem pena de reclusão de três a doze anos, além de multa. Está prevista no artigo 289 do Código Penal. A punição vale para quem fabrica e para quem repassa o dinheiro falsificado.

Anualmente, o Banco Central do Brasil (BCB) informa a quantidade de notas falsificadas retidas em cada estado.

Saiba identificar notas falsificadas

As cédulas têm elementos de segurança que certificam sua veracidade. Todos as informações sobre a primeira família e a segunda família do Real estão disponíveis no site do Banco Central do Brasil.

As 11 características das notas de 2 e 5 reais da primeira família são marca d’água, fibras coloridas, impressão em alto-relevo, fundos especiais, microimpressões, registro coincidente, numeração, imagem latente, marca tátil, fibras luminescentes e microchancelas. As notas de 10, 20, 50 e 100 reais possuem um décimo-segundo elemento: o fio de segurança.

As cédulas da segunda família até oito elementos de segurança, dependendo da nota. Em todas, há marca d’água, quebra-cabeça, número escondido, microimpressões, alto-relevo e elementos fluorescentes. Faixa holográfica há apenas nas de 50 e de 100 reais. Número que muda de cor, nas de 10 e 20 reais. Fio de segurança, nas de 10, 20, 50 e 100 reais.

Sair da versão mobile