Ícone do site Notícia Hoje

Novo mapa de risco aponta melhora com mais duas regiões fora do nível gravíssimo

Santa Catarina continua melhorando seus índices de risco para a Covid-19 e, neste sábado (17), o novo Mapa de Risco Potencial divulgado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde) aponta nove regiões em estado grave e sete em nível gravíssimo para a pandemia. O número de regiões no “laranja” é maior do que na semana anterior, quando o mapa apontava um equilíbrio entre os estados de risco, eram oito regiões em cada nível risco potencial.

Alto Vale do Itajaí e o Extremo Sul Catarinense melhoraram os índices nesta semana. As regiões do Alto Uruguai Catarinense, Planalto Norte e Serra Catarinense mantiveram a tendência e continuam na cor laranja. No entanto, o risco gravíssimo continua para as regiões de Xanxerê, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Foz do Rio Itajaí e Nordeste continuam em estado gravíssimo. Novamente, não há regiões nos níveis alto (amarelo) e moderado (azul).

Publicidade

A Grande Florianópolis e o Extremo Sul Catarinense têm o melhor índice para a Capacidade de Atenção, que analisa a média de ocupação dos leitos de UTI.

A situação mais grave é na Foz do Rio Itajaí, que mantém todos os índices analisados no vermelho. No entanto, a evolução, aponta a cientista de dados Bianca Vieira, dá a esperança de dias melhores.

“A matriz mostra, sim, uma ampliação de melhora que está expressada pela baixa na ocupação de leitos UTI, inclusive com lista de espera zerada, e o aumento da velocidade de vacinação em todo o estado. A situação ainda é de observação em todos os locais, principalmente até que a segunda dose ou dose única estejam em percentagem maior que 50%. Todavia, os sinais são bastante positivos e mostram que os esforços do governo e da sociedade finalmente começam a aparecer nos indicadores”, fala.

Sair da versão mobile