Ícone do site Notícia Hoje

Novo ciclone extratropical vai ser pior que o último em SC?

O tempo nesta quarta-feira (26) conta com a presença de nevoeiros em algumas regiões de Santa Catarina e chuva fraca na região do Planalto Sul. Contudo, a formação de um novo ciclone extratropical, associado à aproximação de uma frente fria, promete trazer chuvas nesta quinta-feira (27) em algumas regiões do Estado.

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, o ciclone irá se deslocar em direção ao Oceano Atlântico e não deve influenciar de maneira intensa e significativa o tempo em Santa Catarina.

Publicidade

Scheuer aponta, ainda, que a passagem do ciclone deve trazer aumento das nuvens e pancadas de chuvas mal distribuídas do Oeste ao Sul do Estado. Já nas outras regiões catarinenses o tempo se mantém com aumento das nuvens e chuva isolada.

O meteorologista afirma que a passagem do ciclone anterior trouxe maiores transtornos, pois se tratava de um ciclone continental. Conforme Scheuer, o ciclone continental atua diretamente na superfície do continente, trazendo influências mais significativas no tempo.

A Defesa Civil do Estado aponta que, na tarde desta quarta-feira, devido à combinação do ciclone extratropical com a aproximação de uma frente fria e a disponibilidade de calor e umidade, pode haver temporais isolados nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Ainda, nesta quarta pode ocorrer rajadas de ventos ocasionais de 40 a 60 km/h, que podem ser observadas no Litoral, em localidades do Grande-Oeste e no Planalto Sul. Contudo, a Defesa Civil ressalta que o risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

Ciclone extratropical e frente fria de aproximam de Santa Catarina

O tempo amanhece nublado nesta quinta-feira (27), em todas as regiões de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, essa condição está relacionada com a aproximação de uma frente fria associada ao ciclone extratropical.

O órgão aponta que a partir da tarde, a combinação deste sistema com o calor e a umidade favorece a ocorrência de temporais isolados pelo Estado, especialmente do Meio-Oeste aos planaltos catarinenses.

A Defesa Civil ressalta que neste dia, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a descargas elétricas, fortes rajadas de vento e queda de granizo. Ainda, existe a possibilidade de destelhamentos, quedas de galhos e árvores, e danos na rede elétrica.

Neste dia, amanhece com temperaturas entre 11°C e 13°C na maior parte do Estado. Na parte da tarde, as máximas variam entre 27°C e 30°C no Extremo-Oeste e em todo o Litoral, e ficam na casa dos 22°C nas demais regiões catarinenses.

Sexta-feira com chuvas em praticamente todo o Estado

O tempo nesta sexta-feira (28) conta com presença de nuvens e com chuvas em praticamente todo o Estado ao longo do dia. Conforme a Defesa Civil essa condição está relacionada com a umidade vinda do Norte do país para Santa Catarina.

O órgão reforça que a sexta-feira pode contar com rajadas de vento com intensidade moderada, entre 40 e 60km/h, podendo ocorrer nas áreas costeiras e regiões serranas do Estado. As rajadas tendem a virar de Oeste para Sul ao longo do dia.

As temperaturas no amanhecer variam entre 12°C e 14°C em todo o Estado. No sul catarinense, as máximas não passam dos 15°C , enquanto nas demais regiões variam de 17°C e 22°C.

O mar fica agitado em todo o Litoral catarinense, com ondas de direção Sul e altura entre 2 m e picos de até 2,5 m.

Fim de semana com temperaturas baixas em Santa Catarina

No sábado (29), a aproximação de uma massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão atmosférica faz com que o amanhecer seja com temperaturas baixas no Estado, especialmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul.

Este sistema também deixa o tempo firme nestas regiões no sábado e no domingo (30), enquanto o Norte de Santa Catarina e Vale do Itajaí ainda contam com uma maior presença de nebulosidade nestes dias.

Com informações ND Mais 

Sair da versão mobile