Ícone do site Notícia Hoje

Nova etapa de matriciamento debate psicopatologias

Nova etapa de matriciamento debate psicopatologias

Para abordar questões sobre as diferentes psicopatologias que podem ser enfrentadas pelos profissionais da saúde durante o exercício de suas funções no dia a dia, a Prefeitura de Caçador promoveu nova etapa de matriciamento nesta terça-feira (17), através da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Programa de Saúde Mental e Centro de Assistência Psicossocial (Caps II). O encontro foi comandado pelo psiquiatra e responsável por organizar a rede de Atenção Básica Psicossocial de Saúde Mental de Santa Catarina, Alan Indio Serrano.

Cerca de 40 profissionais participaram do encontro que reuniu funcionários dos programas Estratégia da Saúde da Família (ESF) e Programa de Agentes Comunitários da Saúde (PACS), além de médicos, enfermeiros, odontólogos e psicólogos da Atenção Básica de Saúde do município.

Publicidade

A coordenadora do Programa de Saúde Mental e do Caps II, Valdicleia Ferreira, explica que o matriciamento consiste em uma forma de orientação teórica e prática permanente, para que os profissionais destes programas e da Atenção Básica de Saúde possam realizar o atendimento as pessoas com transtornos mentais leves. “O Doutor Alan repassou aos profissionais de saúde como agir diante das principais psicopatologias, como anorexia, bulimia ansiedade, depressão e tantas outras que devem ser atendidas pela Atenção Básica de Saúde. Esta e outras etapas do matriciamento preparam nossos profissionais para saber se portar diante destes casos, sabendo orientar e auxiliar no tratamento”.

A próxima etapa de matriciamento será dia 23 de setembro, na Casa da Cultura, a qual debaterá o assunto “A Comunicação de notícias difíceis”, que abordará temas sobre doenças graves e falecimentos. 

Sair da versão mobile