Notícia Hoje

“Não vamos aceitar o fechamento de braços cruzados”, dizem pais

A direção do Colégio Cenecista Marcos Olsen realizou na noite desta terça-feira, 24, uma reunião para comunicar oficialmente os pais sobre o fechamento da escola, previsto para o final deste ano.

A diretora da instituição, Odete Maria Xavier, repassou aos presentes os motivos que levaram a mantenedora a optar pelo encerramento das atividades em Caçador. Segundo ela, a questão financeira foi o que levou os administradores a essa decisão. A escola é particular e administrada pela Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC).

Publicidade

Durante o encontro, que contou também com a participação dos professores, os pais, emocionados, se manifestaram contrários à iniciativa de fechamento e afirmaram que é o momento de unir a comunidade escolar em busca de uma solução para que a escola mantenha suas atividades. Para eles, a decisão não deve ser aceita de braços cruzados.

Muitos deles se dispuseram a trabalhar em prol da escola, buscando realizar ações que revertam a situação financeira e permitam que as atividades continuem em Caçador. Os professores também se manifestaram e disseram sentir muito, não só pelos empregos, mas principalmente pela história do colégio tradicional em Caçador que está prestes a ter um fim.

Durante a conversa surgiram diversas ideias, que deverão ser colocadas em prática a partir desta quarta-feira, 25. Foi criada uma comissão de pais a fim de buscar tratativas junto à mantenedora. Também foi dado início a um abaixo-assinado, que será utilizado como documento auxiliar nas tratativas.

O secretário da ADR e um dos fundadores do Marcos Olsen, Imar Rocha, esteve na reunião e deu aos pais ainda mais esperanças. Ele informou que há um documento onde uma das cláusulas diz que em caso de encerramento das atividades, o espaço físico volta a ser das Damas de Caridade, ou seja, não ficará de posse da mantenedora.

Sobre o Colégio

O Colégio Cenecista Marcos Olsen teve seu início em Caçador, no ano de 1962, com a criação do Ginásio Caçadorense Jorge Lacerda. No dia 1º de julho de 1962 lideranças locais dirigidas pelos Clubes de serviço, Rotary e Lions, juntamente com a União Caçadorense de Estudantes. As atividades tiveram início em salas cedidas pelo Colégio Estadual Paulo Schieffller, passando mais tarde para a Escola Básica Salgado Filho, hoje Dom Orlando Dotti.

Em 1972, por doação das Damas de Caridade, o colégio instalou-se em sede própria, onde se encontra até a presente data. Neste mesmo ano, com a aprovação do Ensino Médio, passou a denominar-se Colégio Cenecista Marcos Olsen.

 

 

Sair da versão mobile