Notícia Hoje

Moraes multa empresas de Elon Musk em R$ 5 milhões por dia após ‘drible’ na volta do X

A volta do X no Brasil não foi autorizada pelo STF e a rede social deve seguir suspensa até que a empresa de Elon Musk cumpra as decisões judiciais

Após a suspensão da plataforma no fim de agosto, usuários relataram uma volta do X no Brasil na quarta-feira (18). O acesso temporário à rede social motivou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes a multar empresas de Elon Musk por “driblar” o bloqueio.

Na decisão, Moraes intima o X no Brasil para que “suspenda a utilização de seus novos acessos pelos servidores CDN Cloudfare, Fastly e Edgeuno e outros semelhantes, criados para burlar a decisão judicial de bloqueio da plataforma em território nacional, sob pena de multa diária de R$ 5 milhões”.

Publicidade

A rede social deve suspender o acesso imediatamente a partir desta quinta-feira (19). Caso o X não pague, a Starlink, outra empresa do bilionário Elon Musk, deverá arcar com penalidade.

Ao constatar a volta da rede social, o ministro do STF criticou a “dolosa, ilícita e persistente recalcitrância da plataforma no cumprimento de ordens judiciais”.

“Não há, portanto, dúvidas de que a plataforma X – sob o comando direto de Elon Musk –, novamente, pretende desrespeitar o Poder Judiciário brasileiro, pois a Anatel identificou a estratégia utilizada para desobedecer a ordem judicial proferida nos autos, inclusive com a sugestão das providências a serem adotadas para a manutenção da suspensão”, afirmou Alexandre de Moraes.

Com informações ND Mais 

LEIA MAIS 

Sair da versão mobile