Entre os dias 14 e 20 de julho, a cidade de Caçador vai receber a visita de 140 jovens de sete cidades. Eles participam da 14ª Missão Solidária Marista (MSM), ação de voluntariado promovida pela Rede Marista de Colégios e pelas Escolas Sociais do Grupo Marista.
Durante a semana, os estudantes vão conhecer a comunidade Monge João Maria e seus moradores, realizar oficinas educativas e lúdicas para as crianças e visitas missionárias nas ruas e casas. De acordo com o coordenador do Projeto, Matheus Henrique Alves, o objetivo é promover a sensibilidade solidária e a troca de experiências. “Nosso foco é educar para a solidariedade, com um aprendizado recíproco e com diálogo, por meio da imersão em realidades desafiadoras”, afirma. Eles ficarão alojados em casas de famílias da região e no Centro Social Marista Caçador para se aproximar da realidade local e estreitar a troca de experiências. Na opinião do assistente de pastoral do Colégio Marista Criciúma, Murilo Oliveira, a vivência solidária durante a missão é muito rica e transformadora. “Conhecer de perto outras realidades e poder contribuir de alguma forma para a melhoria da vida das pessoas é uma oportunidade e uma experiência que marca os jovens. Mais que conhecimento acadêmico, nos preocupamos em formar cidadãos conscientes e solidários”, avalia.
Melhorias
Os estudantes que vêm das cidades catarinenses: Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, São José e de Cascavel e Itapejara D´Oeste, no Paraná, pretendem deixar uma marca na região. Faz parte das atividades revitalizar as salas de aula da Escola Municipal de Educação Básica Hilda Granemann de Souza, fazer a pintura da quadra do Centro Social Marista Caçador e atividades no espaço da Pastoral da Criança na comunidade Monge João Maria.