Ícone do site Notícia Hoje

Metodologia da Educação Superior III – Por Adelcio Machado dos Santos

 

 

Publicidade

Conforme já foi exposto, a Metodologia da Educação Superior envolve pontos como, à guisa de exemplo,  elaboração de planos de ensino, sobre o qual Gil (1997), relata que, de modo geral, no tempo atual tudo exige planejamento, desde as complexas ações governamentais em campos como os da economia, segurança e educação até simples atividades, como a realização de compras ao supermercado ou um passeio com os amigos.

Dessarte, planejamento educacional poderia ser definido como o processo sistematizado, pelo qual se pode conferir maior eficiência às atividades educacionais para, em determinado prazo, alcançar o conjunto das metas estabelecidas.

Para Masetto (2003), o professor que deseja planejar sua disciplina, deve ter de início em mente que o planejamento de uma disciplina deve ser visto como uma ação educativa e, ademais disso, estará colaborando para a formação de um profissional competente e cidadão co-responsável pelo aprimoramento e melhoria das condições de vida da sociedade.

Entende-se, por conseguinte, que a atividade docente em uma disciplina do ensino superior não é apenas uma atividade técnica, mas, nos termosd a preleção de Masetto, “profundamente educativa”.

Neste sentido, qualquer plano para ser, de fato, eficiente necessita de ser flexível e adaptável a situações novas ou imprevistas (VASCONCELOS, apud MASETTO, 2003, 176).

De acordo com Masetto (2003), os objetivos devem estar definidos claramente e abrangendo as áreas de conhecimento, de habilidades, afetivas e de valores ou atitudes, indicando com transparência o que os alunos deverão aprender como resultado de se ter desempenhado bem aquela disciplina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile