O comportamento do tempo por volta das 12h20 desta quinta-feira (30) assustou moradores da região. O forte vendaval causou uma série de estragos em São Miguel do Oeste, Bandeirante e Paraíso. Postes de energia elétrica, árvores e pontos de ônibus de ferro maciço vieram abaixo surpreendendo a comunidade regional pela força da natureza.
Em contato nesta tarde com a equipe de reportagem do Grupo WH Comunicações, o meteorologista Piter Scheuer não descartou a possibilidade de que evento climático tenha sido um tornado. Conforme o meteorologista, o vendaval na região foi intenso e tem características de tornado.
“Tivemos enxurradas, rajadas de vento que atingiram valores acima de 100 km/h. Tivemos temporais severos pela região que provocaram diversos estragos. Esse comportamento do tempo foi provocado através de um sistema de baixa pressão que reforçou áreas de instabilidade que tinham células fortes de tempestades. Essas células foram transportadas através do ar quente e úmido proveniente da Floresta Amazônica e provocaram essas chuvas, granizo, muito vento pela região provocados por uma micro-explosão, um vendaval muito intenso. Não pode ser descartada a hipótese de algum tornado pela região porque a região é propícia a isso. A região de Chapecó, Guaraciaba, São Miguel do Oeste, Descanso, Paraíso são propícios a ter formação de tornados. Muito provável que possa ter sido, só falta o registro”, explica.
A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia destacou que os ventos chegaram a 130km/h.
Com informações WH3