Notícia Hoje

Meteorologista diz que Oeste pode ter sido atingido por um tornado

O meteorologista do Grupo WH Comunicações, Piter Scheuer, após analisar as imagens do temporal severo que atingiu os municípios de Belmonte e Descanso no fim da tarde desta quarta-feira (10), destacou que o fenômeno registrado pode ter sido um tornado.

Ele destaca que a combinação do fluxo de ar quente e úmido transportado da região Amazônica (jato de baixos níveis) e uma intensa perturbação de ondas curtas na média atmosfera (500 hPa – instabilidade baroclínica) favoreceram um ambiente atmosférico favorável a formação de tempestades severas no Oeste do Estado.

Publicidade

“O desenvolvimento de uma supercélula provocou uma tempestade severa entre os municípios de Belmonte, Descanso e redondezas de Iporã do Oeste. Pelas imagens de radar meteorológico, além das informações de campo (imagens e vídeos de estragos enviados por terceiros), há um indicativo da ocorrência de um ‘tornado’ sobretudo na cidade de Belmonte. Não se descarta que outros eventos tornadicos ou microexplosão tenham ocorrido em pontos do Extremo-Oeste.”, enfatiza o meteorologista.

Com informações WH3

Sair da versão mobile