Ícone do site Notícia Hoje

Mestrando da UNIARP pesquisa a melhoria do processo logístico

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), por meio do aluno no Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade, Luiz Antonio Domingos da Silva está pesquisando a melhoria do processo logístico voltado para uma indústria de papelão ondulado da Região. A pesquisa, que é um estudo de caso, leva o nome de “fatores de melhorias estratégias do processo logístico”. O estudo está sendo orientado pelo professor Dr.Nelson Colossi.
Luiz Antonio Domingos da Silva é formado em Serviço Social e possui quatro especializações distribuídas nas áreas de logística, administração, gestão e engenharia da produção. Além de mestrando, atua como encarregado de seção na área de logística da empresa estudada. ‘Estou estudando os fatores sócio culturais, econômicos, legais e conjunturais e estruturais que impactam na logística atual”, explica.
Com o estudo Luiz Antonio, pretende identificar e descrever os fatores administrativo organizacionais da gestão, visando a melhoria do desempenho do processo logístico, além de identificar os fatos que motivaram a realidade logística atual no cenário econômico. Para o mestrando, atualmente com a globalização da economia, os conhecimentos de logística são de fundamental importância para as empresas.
“Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu, pois, a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial. A Logística e toda a sua estrutura, sendo precária ou não, é o que leva o desenvolvimento as sociedades. Desta forma a preocupação, devido aos macros fatores que a envolvem, e que a cada dia faz com que a logística fique mais parada, ou seja, não leve o desenvolvimento as localidades”, afirma o aluno.
Ainda de acordo com o pesquisador, um dos objetivos mais importantes da logística é criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, modais de transportes, centros de distribuições, depósitos, desburocratizações, entre outros fatores que influenciam na área. “Desta forma, a expectativa é a de levantar possibilidades ou decisões que a logística poderá estrategicamente atuar, e motivar oportunidades para agilizar a operação”, destaca.

Sair da versão mobile