Apesar da chuva entre quarta e esta quinta-feira, 2 e 3, já ser considerada a de maior acumulado dos últimos dois meses, ela não será suficiente para conter a estiagem que vem afetando Santa Catarina. O Sul foi a região que mais choveu nas últimas 12 horas.
Pelo menos 32 cidades tiveram acumulado de chuva acima de 30 mm. Caçador teve 29 mm, Fraiburgo 32,8 mm, Lebon Régis 34,6 mm, Videira 32,8 mm, Santa Cecília 27 mm e Rio das Antas 24,8 mm.
Conforme a Epagri/Ciram, as próximas chuvas devem ocorrer somente nos dias 9 e 14 de agosto, mas com volumes pequenos. “A partir da sexta-feira, o tempo volta a estabilizar e o sol volta a predominar, pelo menos nos próximos 15 dias, sem ocorrência de chuva significativa em SC”, diz o site da Epagri/Ciram.
A última chuva bem distribuída em Santa Catarina ocorreu entre os dias 5 e 8 de junho.
Rios
Conforme o responsável pelo setor de previsão hidrológica da Epagri/Ciram, Guilherme Miranda, de quarta para esta quinta-feira houve uma mudança significativa de rios com estiagem, de 20 para 13 dos monitorados.
Com isso, dos 45 monitorados, 32 estão em situação de normalidade. “A mudança mais significativa é a saída dos rios com situação de emergência, que migraram para ‘atenção’ pela chuva desta quarta”, disse Miranda.
Oeste e Norte estão entre as regiões com rios mais secos. A relação completa de rios em situação de atenção e alerta está no boletim hidrológico da Epagri/Ciram.
Fonte: G1