Ícone do site Notícia Hoje

Membros de Comitê internacional estarão em Caçador em fevereiro

A discussão em torno da criação do Bosque Modelo de Caçador, uma iniciativa da Embrapa e que teve início em outubro de 2012 com uma reunião envolvendo diversos segmentos da sociedade, terá sequência agora em fevereiro com a visita de membros de um Comitê Internacional dos bosques modelos.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, André Lacerda, nesta visita os representantes internacionais irão conhecer a região e receber a proposta do bosque modelo de Caçador.

Publicidade

Os Bosques ou Florestas Modelo (BM) constituem um processo voluntário de alianças participativas, por meio das quais indivíduos e grupos representando valores e interesses diversos trabalham conjuntamente, visando ao desenvolvimento sustentável de um território (paisagem) onde a floresta desempenha um papel importante.

Propõe-se como Bosque Modelo toda a superfície do Município de Caçador, envolvendo a Reserva Florestal Embrapa/Epagri e a Floresta Nacional de Caçador como núcleos públicos do BM. “A região de Caçador possui, notadamente, vocação florestal, sendo que este componente se insere de forma marcante na paisagem”, comenta.

A Rede Internacional de Bosques Modelo (RIBM), fundada no Canadá em 1992, engloba a Rede Iberoamericana de Bosques Modelo (RIABM), à qual o Brasil pertence.  O objetivo dessa associação voluntária é definir, articular e administrar um programa de trabalho que reflita as prioridades, virtudes e oportunidades próprias dos Bosques Modelo das Américas, Caribe e Península Ibérica. 

 

Sair da versão mobile