Notícia Hoje

Médico esclarece como funciona um Pronto Atendimento

O médico Youssef Ammar fez uma postagem no seu perfil pessoal no Facebook esclarecendo a respeito do funcionamento do Pronto Atendimento.

Nesta semana, diversas pessoas (algumas que nem utilizam o serviço de saúde há muito tempo) se manifestaram a respeito do atendimento no PA do Jonas Ramos, criticando médicos, enfermeiros, atendentes e o serviço prestado.

Publicidade

Youssef postou 9 pontos que esclarecem muitas das situações vividas dentro do PA. “se você está com dor nas costas há 1 mês, provavelmente, vai demorar no mínimo 30 minutos para ser atendido (isso se você for o único neste momento). Paciência!”, disse, em um dos pontos.

youssef

Confira, na íntegra, a explicação minuciosa de Youssef:

Como funciona um pronto atendimento/socorro:

1- Por volta das 8h e das 20h existe a troca de plantão. Os médicos e enfermeiros que chegam precisam saber quem são os pacientes que estão internados ou sendo medicados. Então, se você está com dor nas costas há 1 mês, provavelmente, vai demorar no mínimo 30 minutos para ser atendido (isso se você for o único neste momento). Paciência!

2- Pela nova resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina), a qual nos médicos devemos seguir, nas UPA´s ou congêneres, é indicado que cada médico atenda no máximo 3 (três) pacientes/hora. E SEMPRE SÃO ATENDIDOS MAIS DO QUE ISSO. Se quiserem mais atendimentos e maior agilidade exija mais médicos dos responsáveis pelas contratações.

3- Se chegar uma urgência ou emergência (risco de morte em minutos) ela será atendida na sua frente. Em geral chega de ambulância e entra direto na sala de urgência. VOCÊ NEM VÊ. Exemplos: acidentes, infarto, AVC… Portanto, febre, tosse, espirros, dor nas costas há dias e situações assim, que são ambulatoriais, podem aguardar.

4- Por vezes, como você os profissionais vão ao banheiro e vão comer (café-da-manhã, almoço e jantar). Se tiver dúvida leia a legislação trabalhista. Por isso, esses horários também têm funcionários reduzidos. Por isso, para as queixas ambulatoriais ninguém vai parar de comer e ir atendê-lo. Só se for urgência. E só pra ficar bem claro: febre não é urgência. E febre alta é 41 graus e também não é urgência.

5- As recepcionistas não estão ali para ouvir suas queixas relacionadas a doença. Apenas para fazer a ficha e recepcioná-lo. Tem uma pergunta interessante que elas ouvem muito que é “tem médico?” Sim. Caso não tenha médico e enfermeiros o pronto socorro não poderia abrir.

6- Os médicos em geral sabem indicar um atestado. É comum ser oferecido e não precisa ser solicitado. Não seja ridículo tentando nos enganar. Não adianta reclamar dos políticos e ser tão corrupto quanto.

7- Se seu filho cortou o dedo do pé e não tem nenhum outro sintoma. Não é necessário olhar ouvido e garganta. Lembre se que hospitais são locais contaminados. E quanto mais tempo lá dentro muito maior o risco.

8- Nem todos os exames podem ser solicitados no pronto socorro. Só os exames de urgência. Gravidez não é urgência e nem doença.

9- E por último, e muito importante, o SUS não é de graça. O povo brasileiro através dos impostos paga este serviço. ISSO NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ PODE USAR DE FORMA ERRADA. Quando uma pessoa faz uma ficha no pronto socorro ela já está gastando dinheiro e dependendo da situação essa visita pode custar alguns mil reais. Coloque na sua cabeça: o SUS ESTÁ FALIDO. Uns dos principais motivos é devido a população que usa de forma errada e a histórica farra de erros políticos.

Então, seja consciente. Pense bem o tamanho de sua necessidade de usar a urgência e emergência. Sempre que possível vá ao posto de saúde. E se marcar a consulta não falte!! Você estará tirando a vaga de alguém.

Sair da versão mobile