As escolas da rede estadual de Santa Catarina vão mudar o sistema de avaliação. A média para aprovação passou de 7 para 6 e os alunos não terão mais o exame final. As mudanças já valem para o período letivo que inicia nesta segunda-feira, 13.
De acordo com o secretário de educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, a ideia é que o estudante tenha reforço e reavaliação ao longo do ano e não apenas no final do período letivo.
Ele explica que a mudança é referente à resolução 40 publicada pelo Conselho Estadual de Educação no ano passado. A medida orientava as escolas a fazer progressão parcial para que os alunos passassem de ano mesmo sem ser aprovados em todas as disciplinas. A secretaria optou por manter a reprovação, mas com modificações:
“O estudante vai ter que dedicar já desde o início do ano letivo com atividades de recuperação paralela e até reavaliações. O importante é que os alunos comecem o ano atentos, porque não terão mais essa segunda grande chance”, disse.
A medida vale para todas as 1.080 escolas estaduais, tanto para o ensino fundamental como médio. A Secretaria ainda definirá em quantas disciplinas o aluno poderá reprovar para ficar em dependência.
Com informações do Diário Catarinense.