Mais um escorpião foi encontrado em Caçador. De acordo com informações de uma leitora do Portal Notícia Hoje, o animal estava na avenida Barão do Rio Branco, próximo do Correio, no Centro nesta terça-feira, 17.
Este é o segundo caso registrado em Caçador somente em 2017. O outro animal foi encontrado em um prédio próximo da Salgado Filho.
Orientações
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Caçador esse tipo de escorpião costuma se esconder embaixo de pedras, troncos podres e restos de entulhos. A principal recomendação para evitar escorpiões é manter o ambiente sempre limpos e sem entulhos, vedar soleiras de portas, fechar ralos no chão, pias e tanques. Além disso, a melhor forma de controlar a população desse animal é através da coleta manual, facilitada se feita a noite com uso de luz UV.
O uso de veneno não é recomendado, já que pesquisas apontam que o seu uso pode provocar inclusive o aumento da população. Isso porque os escorpiões são impermeáveis a venenos. A utilização provoca apenas o desalojamento temporário desses animais, o que favorece a dispersão dos focos.
Caso a pessoa seja picada pelo escorpião deve-se apenas lavar o local da picada com água e sabão e encaminhar a vítima ao hospital ou posto de saúde. Caso consiga capturar o animal deve-se leva-lo junto.
Quando a pessoa é picada sente dor local podendo ser discreta, restrita ou intensa, se espalhando pelo membro atingido em poucas horas ou dias. As manifestações variam de intensidade de acordo com a quantidade de veneno, local da picada, idade e sensibilidade da vítima.