O ensino presencial voltará na rede estadual de Santa Catarina na próxima quinta-feira (18), com 527 mil alunos optando pela modalidade. Isso, pois 18% optaram por voltar no modelo remoto.
Esse retorno representa um total de 1.063 unidades de ensino em Santa Catarina.
Isso ocorre após o Decreto nº 1.003/2020, que permite ocupação de 100% de todas as escolas, independente do risco mapeado pelas autoridades de saúde. Atualmente, 12 das 16 regiões encontram-se em risco gravíssimo, o mais alto da escala.
Apesar disso, as escolas deverão respeitar as normas sanitárias, o que pode inviabilizar uma lotação de 100%. As unidades deverão, obrigatoriamente, medir a temperatura dos alunos, manter as salas ventiladas e com janelas abertas, além das máscaras e do álcool gel disponível.
O planejamento pedagógico ocorre desde o dia 3 de fevereiro e o modelo 100% presencial só será aplicado em escolas que tiverem infraestrutura para realizar o distanciamento entre as carteiras.
A recomendação das autoridades é para que as escolas organizem uma carga horária que evite trocas de sala. Além disso, se possível, o aluno deverá ter a carteira marcada, para que use sempre a mesma.
O modelo misto, em que os grupos de alunos que vão à escola são alternados, também é possível, dividindo as atividades entre “Tempo Escola” e “Tempo Casa”.
Estudantes que estiverem com qualquer sintoma não devem ir à escola. Os pais ou responsáveis devem comunicar a unidade, que deve acompanhar os grupos que tiveram contato com o estudante nos últimos dias.
20% dos alunos usarão transporte
A previsão da SED (Secretaria de Estado da Educação) é de que 20% dos estudantes da rede estadual utilizem o transporte escolar.
O roteiro de circulação deve ser organizado por parte das escolas com a prefeitura de cada cidade. A orientação é priorizar os agrupamentos de alunos presenciais por proximidade.
Assim como nas escolas, o distanciamento deverá ser respeitado, com bancos vagos entre um e outro assento, além da ventilação natural. Os transportadores deverão utilizar máscaras e proteção facial face shield.
Kits de alimentação seguirão sendo entregues
A entrega dos kits de alimentação escolar será mantida para todos os alunos, mesmo os que optarem pelo ensino remoto
O bufê que existe em algumas escolas, contudo, não funcionará. No ensino presencial, a refeição será preparada e entregue por um profissional contratado para o serviço.
Com informações ND Mais