Notícia Hoje

Maicé completa 40 anos nesta quinta-feira

O nome Maicé é originário do Tupi Guarani e significa “fazer amigos-amizade”, o hospital surgiu da necessidade de aumentar o número de leitos hospitalares em caçador.

No ano de 1975 profissionais médicos, administradores, líderes e empresários procuraram a presidente da Congregação, a irmã Maria Emília de Mello Calheiros, que estava em visita à comunidade do Hospital de Rio das Antas, sugerindo que as irmãs da congregação Santos Anjos estivessem fundando e mantendo no município de Caçador mais um hospital, ampliando assim o setor de saúde.

Publicidade

Após longos estudos e reflexões, foi aceita a ideia pelo Conselho Geral da época na Congregação.

Com a doação do terreno pela família Barpp (José e Itália), deu-se início à obra que foi financiada pela Caixa Econômica Federal. Foi também marcante a colaboração que muitas empresas de Caçador deram a este empreendimento audacioso.

A inauguração do hospital se deu no dia 21 de fevereiro de 1979, e desde então, disponibiliza sua estrutura física e funcional para atendimento na área da saúde, assumindo com responsabilidade a promoção do desenvolvimento social como um todo, com base nas características particulares da região e do contexto socioeconômico no qual se insere, protagonizando assim a concretização de um serviço de qualidade.

Nos serviços prestados dispensa hoje aproximadamente 80% ao Sistema Único de Saúde – SUS, atendendo também outros convênios e particulares.

A diretora do hospital, irmã Elizabeth Lima, enfatizou que são 40 anos de serviços à vida, por amor, com muita dedicação, doação, desprendimento e entrega de tantas e tantas pessoas que passaram, passam e deixam sua marca no Maicé.

A irmã lembrou ainda dos dias difíceis da atualidade que tem sido manter as portas do único hospital da cidade abertas. “Somos gratas ao empenho e a solidariedade de alguns empresários caçadorenses que tem nos ajudado financeiramente e até ajudado a cobrar da classe politica quanto à importância do Maicé continuar atendendo”, frisou.

“Convido para que nesta data tão especial, possamos reservar um tempinho para fazer um prece, uma oração de gratidão,  pois quem cuida de nós,  ainda está doente e precisa ser cuidado, me refiro ao próprio hospital”, finalizou a irmã.

O primeiro nascimento

Os momentos de maior alegria e felicidade é nascimento e foi um menino o primeiro bebê a nascer no hospital Maicé, trata-se do hoje empresário Jean Pierre Piva, ele nasceu no dia 13 de março de 1979.

Durante o dia ocorrerão algumas ações dentro do hospital para registrar a importância esse momento histórico do Hospital Maicé. 40 anos de vida e pela vida.

 

Sair da versão mobile