Ícone do site Notícia Hoje

Lula se entrega para a Polícia Federal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregou para a Polícia Federal por volta das 18h45 deste sábado, 7. Imagens captadas por helicóptero da GloboNews mostram o ex-presidente Lula saindo do prédio do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo.

Lula saiu do local a pé e cercado por militantes e entrou em um carro da polícia, que aguardava em um galpão do outro lado da rua. Mais cedo, o ex-presidente tentou deixar o sindicato em um veículo com o seu advogado, Cristiano Zanin, mas foi impedido por militantes que bloquearam a saída para impedir sua prisão. Houve bastante confusão no local. Carros da Polícia Federal saíram em comboio.

Publicidade

> Lula afirma em discurso que vai se entregar para a PF

> PT posta vídeo gravado por Lula: ‘Jamais poderão aprisionar nossos sonhos’

> Urgente: Moro determina prisão de Lula para cumprir pena no caso do triplex em Guarujá

O petista tinha uma ordem de prisão contra ele expedida pelo juiz Sergio Moro desde quinta-feira. O magistrado deu a opção para Lula se apresentar às autoridades até as 17h de sexta, mas Lula continuou no sindicato até este sábado, quando afirmou pela manhã que “cumpriria o mandado”.

Condenação

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Ele foi considerado culpado por ter aceitado a promessa e a reforma de um apartamento tríplex no Guarujá (SP), como contrapartida de vantagens indevidas obtidas pela empreiteira OAS em contratos com a Petrobras. Desde quinta-feira, o ex-presidente estava ao lado de apoiadores no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde foi feita em seu apoio uma vigília de manifestantes de movimentos sociais.

Lula participou pela manhã de uma missa em homenagem à ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, que faria 68 anos neste sábado. O petista não aceitou a oferta do juiz Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato, para que comparecesse espontaneamente à Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, onde ficará preso.

Sair da versão mobile