Ícone do site Notícia Hoje

Limpeza dos rios evita alagamentos em Caçador

Limpeza dos rios evita alagamentos em Caçador

A Coordenadora da Defesa Civil de Caçador divulgou nesta quinta-feira, 16, que as chuvas sobre o município de Caçador de sábado a quarta-feira, atingiram 121 milímetros de precipitação, sendo que o esperado para todo o mês de julho é 130 milímetros. Mesmo com a intensidade das chuvas e com os rios chegando ao pico de 2,43 metros acima do nível normal, os pontos de alagamento no município diminuíram drasticamente e apenas alguns locais atingiram vias públicas, não afetando residências.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Eloy Bisotto, a limpeza promovida pela Prefeitura de Caçador, dentro dos rios do Peixe, Caçador e nos córregos, foi fundamental para evitar os alagamentos, assim como a construção das duas barragens de contenção no bairro Reunidas e Municípios, além das caixas de ventilação na Vila Paraíso, que suportaram o volume das chuvas e escoaram as águas com tranquilidade.

Publicidade

“Com a quantidade de chuva que caiu, com certeza sem a limpeza dos rios e as barragens, teríamos vários pontos atingidos, como a rua Guaraci e Francisco Correa de Mello, nos bairros Gioppo e Bello, onde corriqueiramente as famílias ficavam ilhadas e desta vez o rio nem saiu de sua caixa. Podemos também citar outro ponto que não teve problemas como era de costume, sendo a rua Riachuelo nas proximidades da ponte de madeira Antônio Bortolon. Estamos podemos constatar que a limpeza dos rios realizada pela Prefeitura surtiu o efeito desejado”, explica Bisotto.

O coordenador da Defesa Civil, ressalta que existem pontos mais críticos, e que a intensidade das chuvas foi muito grande e gerou alagamentos, mas que no entanto atingiram apenas vias públicas, não causando danos em residências. “Tivemos o alagamento da rua Irmão Guido Gabriel em um ponto específico onde a profundidade do rio do Peixe é baixa por possuir laje em seu leito e fazer com que a água saia da caixa com facilidade. Tivemos também pontos isolados na rua Tiradentes na Vila Paraíso e Princesa Isabel na Vila Kurtz, mas tudo sem danos materiais”.

O prefeito Beto Comazzetto avaliou positivamente os trabalhos de limpeza dos rios, fato este que não ocorria há 20 anos, e ressaltou que esta era uma meta de governo e que foi colocada em prática. “Passamos por períodos ruins com alagamentos e transtornos para algumas famílias caçadorenses e uma atitude precisava ser tomada. A última limpeza dos rios em Caçador havia ocorrido há 20 anos e isto é muito tempo. Conseguimos contratar uma empresa especializada e a limpeza foi executada com êxito, melhorando muito a vazão dos rios do Peixe e Caçador. Penso que este trabalho deve ser repetido pelo menos a cada 4 anos, mantendo a boa vazão e dando tranquilidade aos cidadãos, assim como a limpeza das cabeceiras dos rios nos municípios vizinhos também deve ocorrer. É claro que pontos de alagamento ainda existem, pois foram muitos anos sem que nada fosse feito e o centro urbano de Caçador cresceu desordenado, com construções e aterros sobre córregos e as margens dos rios. Estamos contornado estas situações com os trabalhos da Secretaria de Infraestrutura, Fundema e Defesa Civil, e os resultados positivos já estão surgindo”, declara o prefeito.

 

Moradores falam sobre a limpeza dos rios

O comerciante da rua José Boiteux, no centro da cidade, senhor Osvaldo Mariani, teve seu estabelecimento atingido pela enchente de 1983 com 2,6 metros de água em sua loja. Após isso, ao longo dos anos, enfrentou no mesmo local várias cheias do Rio do Peixe que alagavam a rua do seu comércio, invadindo também casas próximas.

“A limpeza feita no rio melhorou muito para nós. Eu caminho todos os dias e fui acompanhando os trabalhos da draga e vendo o quanto de sujeira foi retirado do rio. Eu não acreditava que daria certo, mas felizmente deu e melhorou o leito do rio. Com essas chuvas de agora, se não fosse a limpeza do rio, alagaria toda esta parte baixa da cidade comprovadamente”.

Já o comerciante Alcides Castanheiro, da rua Gualberto Ramalho na Vila Kurtz próximo ao Estádio Municipal, declara que a abertura da tubulação em frente ao Estádio realizada pela Prefeitura há poucos dias e mais os trabalhos da draga nos rios, modificaram o cenário do local.

“A verdade tem que ser dita, ficou muito bom. Passei muitas enchentes aqui que atingiram meu estabelecimento e as chuvas que caíram esta semana iriam novamente alagar tudo se não fosse a limpeza realizada pela Prefeitura. Está excelente”.

A rua Francisco Correa de Mello, na divisa entre os bairros Gioppo e Bello, ao lado da Pista Olímpica, era ponto frequente de alagamentos com as cheias do Rio Caçador e, desta vez, nada aconteceu. O morador Luiz Cláudio de Andrade lembra que antes da limpeza dos rios, os vizinhos ficavam acordados durante as chuvas para observar quando o rio invadiria a rua.

“Esta semana ficamos acompanhando também. Já tive minha garagem atingida pelas águas em outro ano e o rio invadia a rua com facilidade. Desta vez nem saiu do leito normal mesmo com a quantidade de chuva. Está muito mais tranquilo para todos nós”.

Sair da versão mobile