Ler é um exercício fundamental para desenvolver nossas habilidades cognitivas. Mas, não basta apenas ler, é preciso compreender, adquirir conhecimento por meio da leitura realizada.
A leitura pode ser apenas por diversão e lazer ou para obter conhecimento e informações diversas. Não importa o porquê. É importante entender o que você lê. Quando compreende por completo o que o autor tenta dizer, você aproveita muito mais a leitura.
Ao ler, você adquire, atualiza e aprofunda seus conhecimentos, pois entra em contato com as ideias de outros autores; desenvolve o espírito crítico e aprende a valorizar ideias diversas.
Existem estratégias para a compreensão da leitura que podem ser usadas em qualquer tipo de texto. São atividades que podemos desenvolver para entender melhor o que lemos.
Primeiramente. ESTABELEÇA O OBJETIVO DA LEITURA; a finalidade desejada pode ser o lazer ou a obtenção de uma informação. Defina com clareza seus objetivos.
Depois, LOCALIZE QUAIS SÃO AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES DO TEXTO APRESENTADO. Preferencialmente destaque-as ou faça pequenas apontamentos à respeito. Essas anotações serão úteis, servem como facilitadores de informações. Assim, não será necessário retomar a leitura de todo o material, apenas dos registros.
Em seguida, ATIVE SEU CONHECIMENTO ANTERIOR; nós entendemos melhor as informações quando as relacionamos com nossas próprias experiências. Conhecimentos anteriores farão a conexão entre as ideias do texto.
É relevante ainda, MONITORAR SUA COMPREENSÃO por meio de perguntas simples, durante e ao final da leitura. É uma boa maneira de certificar-se de que o que você leu ou o que o autor quis dizer está claro. Faça perguntas básicas como: Entendi o que acabei de ler? É possível aplicar o que se propõe? Tem algum ponto de vista especial no texto apresentado?
Se durante a leitura reconhecer que houve falhas na compreensão, é necessário usar estratégias de RECUPERAÇÃO DA LEITURA. Isso é muito simples. Existem cinco estratégias de recuperação que ajudam a melhorar a compreensão.
- RELEIA aquela parte em que as informações foram perdidas;
- CONTINUE LENDO – é comum desistirmos da leitura quando não compreendemos os fatos. Persista, trabalhe sua memória. Estimule seu cérebro a procurar as informações desejadas.
- AJUSTE O RITMO DA LEITURA – talvez seja necessário ler mais devagar para poder fazer ligações de ideias.
- CONSTRUA MAPAS MENTAIS – faça pequenas pausas na leitura e crie legendas, tabelas ou ilustrações para lhe ajudar na memorização. Quando você visualiza o que lê, confere mais significado aos fatos.
- CONSULTE UM DICIONÁRIO – quando você não entender o que lê, precisa ter uma variedade de estratégias para ajuda na reposição das ideias. Utilize outros livros, dicionários e peça ajuda a alguém: amigo, especialista ou professor.
Cultive o hábito de ler materiais diversos. A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental até as séries finais. Desenvolver esses hábitos desde cedo, estará preparando o indivíduo para situações posteriores: concursos, vestibulares, Enem, etc…