Notícia Hoje

Inundações e deslizamentos avassalam o Vale do Itajaí

A Defesa Civil de SC, juntamente com a Prefeitura de cada município estão em uma força-tarefa por conta das inundações

As intensas chuvas estão causando uma série de incidentes no Vale do Itajaí. Neste sábado (7), a rápida elevação do nível das águas no Rio Índio gerou inundações em Presidente Getúlio e os Bombeiros tiveram que resgatar uma senhora de 75 anos de sua residência na Rua Carlos Marold. O município decretou estado de emergência.

Devido aos alagamentos, diversas famílias foram desalojadas, levando à abertura de abrigos em cidades como Rio do Sul, Presidente Getúlio, Lontras, Taió, Rio do Oeste, Mirim Doce, Pouso Redondo, Agronômica, Ituporanga e Aurora.

Publicidade

O acesso ao município de Mirim Doce, perto de Pouso Redondo, está comprometido. A ponte provisória que foi feita pela Secretaria de Infraestrutura foi levada pelas águas. Mas já existe uma contratação emergencial que será recuperada a ponte principal.

Na SC-114, em Pouso Redondo, Taió e Salete, Foram registrados alagamento em diversos pontos da Na SC-114, em Pouso Redondo, Taió e Salete, e está ocorrendo uma perigosa erosão dos bordos de pista nos Km 113 e Km 121. No Início da Serra do Tucano, houve queda de asfalto na lateral e motoristas devem ficar atentos.

Em Major Gercino, SC-408, trecho em Leoberto Leal, houve queda de barreira com pista interditada. Em Doutor Pedrinho, na SC-477, trecho que faz ligação com Benedito Novo, a estrada foi rompida.

Blumenau também enfrenta alagamentos em alguns bairros da cidade. No vídeo, bairro Itoupavazinha, próximo a Reunidas, mostra grande concentração de água. Também houve um registro de queda de barreira na rua Emílio Tallmann.

Forças-Tarefas

Desde o início da semana, o Vale do Itajaí está sendo uma das regiões mais atingidas pelas chuvas, com diversos pontos de alagamentos e várias ocorrências. Uma ação coordenada com Secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Administração Prisional e Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Casan e Celesc, já está em operação para auxiliar as pessoas atingidas pelas chuvas.

Previsão do tempo em SC

O sábado (07) já começou com chuva intensa e temporais, condição que se mantém até o final do dia, com totais mais elevados do centro ao norte (Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí), variando de 60 a 80 mm, podendo superar esses valores de forma pontual. Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.

No domingo (08), a chuva abrangente volta a atingir todo estado ainda com volumes elevados, que na área entre o Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí variam entre 70 e 100mm O risco é alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações.

Dicas da Defesa Civil para se proteger das inundações

A Defesa Civil orienta as pessoas não aguardem a água subir para tentar sair das residências, principalmente das áreas alagáveis. Segundo o órgão, é preciso estar atento a qualquer movimento estranho: “qualquer movimento no solo, de árvores ou postes, saia imediatamente para evitar desgraças maiores do que já temos até agora”.

Além disso, a Defesa Civil recomenda protelar as viagens do final de semana, mas se for muito necessário, o indicado é realizar um planejamento e consultar o site da Polícia Civil de Santa Catarina para verificar a situação das estradas.

SC tem 1ª morte decorrente das chuvas

Nesta quinta-feira (5), foi confirmada a morte de um morador de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. Ele morreu após tentar atravessar de bicicleta a correnteza em uma plantação de arroz. “Ele perdeu o controle e caiu no valo, que estava cheio em decorrência das chuvas”, descreveu o boletim do órgão.

Com informações ND Mais 

LEIA TAMBÉM: Fraiburgo registra pontos de inundação

 

Sair da versão mobile