Notícia Hoje

INTERRUPÇÕES NO TRÂNSITO: Segurança é um valor inegociável para BRK

A preocupação com a segurança das pessoas é a maior bandeira da BRK. E quando o assunto é atividades nas vias do município, todo o cuidado é redobrado

Assegurar que a sua vida e a das pessoas que você estima não estejam em risco é algo importante para você?

Se sim, saiba que a BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Caçador, entende e defende essa premissa. Tanto que um dos valores da empresa é: a segurança das pessoas é um valor inegociável, seja em relação à vida das pessoas no entorno de alguma atividade de campo, quanto à garantia de segurança das pessoas que compõem a equipe BRK.

Publicidade

“Nossa preocupação com o bem-estar das pessoas vai muito além da prestação de um serviço de qualidade, que gera benefícios reais para a sociedade. Ela está em nossa rotina e nos mobiliza a agir de maneira a preservar a vida sempre”, argumenta Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK em Caçador.

As equipes técnicas da concessionária são intensivamente treinadas com critérios e procedimentos de segurança, utilizando como base o Sistema SWMS, sigla em inglês para “Sistema de Gestão de Segurança no Trabalho”. “Realizamos capacitações periodicamente, com foco na execução de um trabalho com a avaliação prévia dos riscos envolvidos e a forma necessária de mitigá-los. Todos os dias, reforçamos esses conceitos em cada etapa dos nossos serviços, sendo que, antes de iniciarmos qualquer atividade, reuniões pré-trabalho avaliam o entorno dessa operação, delimitando os locais de interferência e isolando as áreas de passagem de pessoas, ciclistas e de veículos”.

Nos mais de 250.000 metros de tubulações que ligam a Estação de Tratamento de Água (ETA) a cada residência caçadorense, manutenções são necessárias. “E quando nossa equipe se reúne para realizar reparos, a segurança é o item número um do processo”, enfatiza Pimentel.

Primeiramente, é avaliado o local onde será realizado o trabalho e analisado qual área de abastecimento será afetada. “Trabalhamos com critérios de urgência e impacto, ou seja, priorizamos as manutenções que estão afetando um número maior de clientes”, esclarece. A partir desta definição, a equipe se mobiliza e entra em ação.

Antes mesmo de qualquer equipamento ou maquinário ser acionado, o grupo de trabalho analisa cada elemento no entorno dessa operação. “Todo detalhe é avaliado: número de residências no entorno, se há veículos que precisarão ser reposicionados, fiação elétrica exposta e/ou subterrânea, entre outros. Quando a ação não é emergencial, temos a preocupação de, inclusive, informar com antecedência cada morador e realizamos, porta a porta, uma conversa para compreendermos a rotina de cada família. Em alguns casos, há pessoas que precisam de serviços de urgência e, quando nos antecipamos a conhecer esses detalhes, conseguimos nos organizar e prever qualquer necessidade de ação rápida”, explica o gerente de operações.

Ações em vias públicas? É a BRK garantindo a segurança de todos!

A preocupação com a segurança é a maior bandeira da BRK. E quando o assunto é o trânsito de pessoas, de ciclistas e veículos, todo o cuidado é redobrado. “Nossa empresa tem como prática zelar pela qualidade de vida de cada cidadão e de nossa equipe também, seja na distribuição da água ou nas demais atividades vinculadas a essa entrega. Por isso, agimos buscando a proteção da vida em primeiro lugar, bem como ao patrimônio de cada cidadão. Quando estamos realizando alguma manutenção, zelamos por delimitar um espaço adequado, tanto para aqueles que estão diretamente envolvidos na atividade, quanto para qualquer transeunte no entorno”, comenta Pimentel.

As barreiras físicas são primordiais nestas ações. Inclusive, veículos da BRK são posicionados, estrategicamente, buscando garantir que nenhum trabalhador da equipe possa ser atingindo no caso de algum veículo externo desgovernado avançar no local da manutenção.

A área delimitada para a ação é cercada e sinalizada, permitindo que pedestres e ciclistas tenham passagem pelo local sem correr qualquer risco de serem atingidos por algum maquinário ou dejeto. Cones e placas são posicionados buscando antecipar a orientação, informando, com antecedência, qual rota deverá ser seguida pelos motoristas. Quando as manutenções ocorrem no período noturno, a área é iluminada, permitindo que o trânsito de pessoas e veículos aconteça com a maior segurança.

“É natural que intervenções em vias públicas provoquem alguma interferência no trânsito de veículos, mas estas ações ocorrem de maneira muito pontual. Para a BRK, a segurança das pessoas vale muito mais a pena do que qualquer desvio no trânsito”, conclui Guilherme.
 

LEIA MAIS 

Sair da versão mobile