A Secretaria de Saúde de Caçador realizou na tarde da quinta-feira, 30, uma palestra para os insulinodependentes do município. O evento que foi prestigiado por diversas pessoas teve a abertura realizada pelo prefeito Beto Comazzetto e pela secretária Roselaine Perico.
Na ocasião, a médica endocrinologista Lenise Heinzmann destacou a importância de manter o medicamento na geladeira. “A insulina pode estragar e não ter o efeito esperado, ela precisa manter uma temperatura baixa. O ideal é que se mantenha a insulina em um pote, na porta da geladeira ou na gaveta dos legumes, nunca próximo ao congelador ou fora da geladeira. E quando for aplicar lavar as mãos, separar o algodão, o álcool, chacoalhar o medicamento e aplicar sempre em um ângulo de 90°, ou seja, sempre com a seringa reta com o lugar onde for aplicar”, comenta.
Além da palestra sobre os cuidados da aplicação e conservação do medicamento, a importância da alimentação saudável, foi abordada pela nutricionista Janaína. “Os pilares para que a saúde do diabético esteja em dia são: alimentação saudável, livre de gorduras, açúcares e sal, medicação e atividade física. A pessoa com diabete tem que compreender que não é por usar a insulina que pode ingerir de tudo. É necessária moderação, pois se ela exagerar ela pode acabar desenvolvendo outras doenças. Além disso, é importante que ela oriente sua família, assim, as pessoas irão mudar o hábito ruim e acabar evitando a doença no futuro”, concluiu.
Os presentes receberam por meio de uma parceria com a Vigilância Sanitária, uma bolsa para conservação e transporte do medicamento utilizado pelos diabéticos, a insulina.