A Secretaria de Infraestrutura de Caçador retirou diversos lixos que estavam trancando a tubulação, no bairro DER. As equipes precisaram fazer três perfurações para localizar onde estavam as obstruções, que impediam totalmente a passagem da água.
A região foi alagada nas últimas chuvas. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Amarildo Tessaro, a causa dos alagamentos é o excesso de lixo descartado de maneira errada.
“Em oito dias, na região do DER, tivemos 3 alagamentos. Só encontramos as obstruções após três perfurações. E foi preocupante a quantidade de lixo encontrado. Isopor, pneus, palanques, pedaços de sofá, latas, litros, canos. Tudo isso formou uma camada que impedia a passagem da água”, comentou Tessaro.
Josiane Borga, que vive há 30 anos no bairro, destaca a importância da conscientização. “Algumas pessoas acham que se algo não tem mais serventia, pode-se jogar em qualquer lugar sem pensar nas consequências. A falta de consciência é um dos principais fatores desse tipo de problema”.
Além dos dejetos retirados, a irregularidade no tamanho da tubulação utilizada é outro agravante. “Com a retirada dos materiais não teremos mais alagamentos neste local, desde que a chuva seja comportada pela tubulação. Precisamos da colaboração dos cidadãos para evitar tais transtornos. Pois com a tubulação anteriormente colocada pode não aguentar uma chuva torrencial”, destacou o secretário.
Os moradores do local afirmam que o trabalho realizado trará mais segurança. “Nós fomos prontamente atendidos. Estas obras vão impedir que os alagamentos ocorram novamente. As equipes de infraestrutura estão se empenhando bastante e prestando um serviço de qualidade, nós agradecemos por isso”, finaliza Ataíde Cordeiro, morador do DER há mais de seis anos.