O índice de vacinação infantil em Santa Catarina subiu para 18,83% no Vacinômetro da SES (Secretaria de Estado da Saúde), após atualização dos dados pelo Ministério da Saúde. Ao todo, cerca de 121 mil crianças já receberam a primeira dose. No entanto, número ainda é considerado baixo.
Desde o ataque hacker no sistema do Conecte Sus, que deixou a plataforma 13 dias fora do ar, o Ministério da Saúde tem enfrentado problemas na atualização dos dados de vacinação.
Por exemplo, Santa Catarina iniciou fevereiro sem registro de vacinação infantil em 96 cidades. O número equivalia a 32,5% dos 295 municípios do Estado.
No entanto, mesmo com a atualização, o índice é considerado baixo. A Secretaria de Estado da Saúde revelou que tem percebido que a procura pelas vacinas pediátricas em geral tem sofrido queda ao longo dos anos.
A pasta atribui essa situação a fatores como fake news, resistência dos pais devido à circulação de notícias falsas e à falsa sensação de segurança causada pela diminuição das doenças imunopreveníveis.
Ministro pede que pais levem filhos para vacinar
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve neste sábado (12) em uma cerimônia de vacinação infantil em Maceió (AL). Na ocasião, reforçou que o Governo Federal irá distribuir até 15 de fevereiro vacinas suficientes para aplicar a primeira dose em todas as crianças do Brasil.
O ministro ainda disse que não é a favor da obrigatoriedade da vacinação de crianças de cinco a 11 anos, mas pediu que os pais levem os filhos para vacinar.
“Vamos disponibilizar as vacinas para os pais e eu exorto a cada pai e cada mãe que levem seus filhos para a sala de vacinação”, disse à Agência Brasil.