Ícone do site Notícia Hoje

Imigrantes venezuelanos vão trabalhar em empresa no Oeste de SC

Um grupo com 27 migrantes venezuelanos desembarcou no aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, na manhã desta quarta-feira (7). Eles estavam em Boa Vista (RR) e irão iniciar uma nova fase com oportunidades de trabalho em Santa Catarina. A outra parte do grupo, com 20 pessoas, deve chegar nesta tarde.

Após o desembarque, todos foram levados para residências temporárias, em Seara e Itá. Um parte do grupo vai trabalhar em uma indústria de alimentos em Seara. Um dos venezuelanos segue para Frederico Westphalen (RS), para trabalhar em empresa de peças mecânicas. O trabalho já começa neste mês.

Todos concluíram as etapas de processo seletivo e estão com documentos e vacinas em dia, segundo a Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil), responsável por sete abrigos para migrantes e refugiados em Roraima. Além disso, eles também já passaram por exames da Covid-19 e devem cumprir um período de quarentena antes das atividades laborais. Ao todo, 59 venezuelanos devem chegar a SC até o fim de outubro.

– Sabemos que essa transição merece toda atenção, já que essas pessoas estão saindo de Boa Vista e não contam com recursos para arcar com aluguel ou outras despesas neste momento. Por isso, garantimos um acompanhamento de três meses, para que eles consigam economizar seus proventos e, a partir do quarto mês, consigam sua autonomia definitiva – diz a gerente do Acolhidos por meio do trabalho/AVSI, Thais Braga.

Com informações NSC Total 

Sair da versão mobile