Instituto Geral de Perícias (IGP) convoca aprovados no concurso público de 2014 de auxiliar criminalístico para o curso de formação. Os selecionados devem comparecer no dia 19 de novembro na 1ª Gerência Mesorregional de Perícias, em Palhoça, na Grande Florianópolis, às 7h.
Conforme o IGP, os 15 servidores já foram nomeados, mas ainda não passaram pelo curso de formação. As aulas serão ministradas entre 19 e 30 de novembro.
Conforme o instituto, os participantes que não puderem comparecer devem apresentar justificativa de falta ou será considerado desistente.
O curso de formação é obrigatório para poder exercer plenamente as funções inerentes ao cargo de auxiliar criminalístico. A listagem completa dos selecionados está disponível no site do Governo do Estado.
Déficit de funcionários
O IGP afirma trabalhar com déficit de centenas de funcionários em Santa Catarina. Em 2017, um concurso foi feito para contratar 51 profissionais, entre peritos e papiloscopistas, mas até então ninguém daquele concurso foi chamado.
Das 29 unidades do IGP, 11 têm só um perito criminal. Em Porto União e em Concórdia, não há nenhum perito criminal.
Caso algum crime aconteça nos dois municípios, é preciso esperar por horas até que chegue um profissional de alguma cidade próxima. A falta desses profissionais prejudica diretamente os trabalhos da Polícia Civil, por exemplo.
Com informações G1 SC