Ícone do site Notícia Hoje

Idosos representam mais de 45% das mortes por gripe A em SC 

Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, a cada ano, aproximadamente 1,6 milhões de pessoas sejam vítimas fatais de pneumonia. A taxa de mortalidade da doença nos idosos chega a 30%. 

Santa Catarina têm a maior longevidade do país, 79 anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), eles correspondem a 10,5% da população do Estado, segundo o Censo de 2010. No Estado 45,7% das mortes por Influenza foram de idosos, conforme relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) que leva em conta dados obtidos até 26 de julho. 

Publicidade

Até agora 35 pessoas morreram por Gripe A em SC, destes,15 tinha mais de 60 anos. Se levarmos em conta aqueles que estão perto da terceira idade, o número é ainda mais preocupante, já que temos nove vítimas na faixa etária entre 50 e 59 anos. Somando os dois grupos, 24 casos, o que representa 68,5% de todas as mortes causadas pelo vírus no Estado. 

Cuidados 

 A SBGG indica uma série de atitudes que devem ser adotadas pelos idosos e seus cuidadores durante o período de frio. Especialmente na região da Serra Catarinense, onde as temperaturas negativas são frequentemente registradas a Sociedade recomenda cuidado com as lareiras, pois é importante ter cautela na manipulação do fogo e intoxicação pelo monóxido de carbono devido a janelas fechadas. Além deste, outras atitudes também são recomendadas, são elas: 

 – Banhos devem ser rápidos e em temperaturas amenas; 

– A hidratação da pele deverá ser recomendada sempre com uso de hidratantes tópicos para diminuir a sensação de pele seca; 

– Tomar bebidas quentes como chás, chocolate, bem como ingerir sopas e caldos; 

– Usar cobertores que retenham calor principalmente no período do sono quando há um declínio da temperatura corporal; 

– Tomar as vacinas contra gripe e pneumonias; 

– Buscar realizar atividades indoor, isto é, passear em locais como shoppings centers, pois ajuda a quebrar o ciclo da imobilidade; 

 Com informações NSC Total

Sair da versão mobile