Notícia Hoje

Hospital Maicé serve cerca de 500 refeições/dia

A cozinha do Hospital Maicé, junto com o setor de Nutrição e Dietética funciona 24 horas, servindo cerca de 500 refeições/dia. São 188 quilos de alimentos preparados durante o dia inteiro, entre café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. São cerca de 200 pessoas atendidas todos os dias, entre pacientes e acompanhantes.

O Hospital Maicé mantém 23 colaboradores no setor para atendimentos, incluindo uma nutricionista, Janaina Pereira da Silva e a coordenadora de setor Márcia Lúcia Leite.

Publicidade

Márcia explica que durante o dia são três colaboradoras atuando no preparo das refeições, em um processo muito bem estruturado. “Uma atua no pré-preparo das saladas, legumes e hortifrútis e duas colaboradoras nas preparações que necessitam de cocção. No turno da noite, uma colaboradora prepara o jantar de colaboradores, prepara as mamadeiras noturnas e serve alguma dieta na madrugada ou para paciente que é internado na madrugada”, detalha.

A nutricionista Janaina comenta que a base do processo de trabalho é o cardápio, que vai guiar todas as etapas do fluxo produtivo. Ela comenta que no momento da sua elaboração são considerados alguns aspectos fundamentais, como necessidades nutricionais e hábitos alimentares dos pacientes, disponibilidade de gêneros alimentícios no mercado, época do ano, recursos humanos, disponibilidade das áreas e equipamentos, estimativa do número de refeições e estimativa de custo. “Os cardápios são elaborados de forma quinzenal para dietas especiais, jantar e almoço de pacientes e tem ainda o cardápio com elaboração quinzenal para colaboradores”, completa.

O Hospital Maicé conta com o apoio da comunidade de Caçador e região, que doa regularmente diversos itens para a cozinha.

 

Nutrição clínica

A nutricionista inicia às 07h30min, checando no sistema todas as dietas dos pacientes em acompanhamento nutricional. Após a checagem das dietas a nutricionista passa de leito em leito conversando e avaliando novos pacientes. Ela também realiza treinamentos com a enfermagem, compras de dietas e controle de estoque, além da orientação nutricional para alta hospitalar.

 

Cantina hospitalar

Teve início no mês de maio no Maicé a Cantina Hospitalar. É uma forma de atender as necessidades dos acompanhantes que preferem outro tipo de alimento no intervalo das principais refeições. Assim atendendo a necessidade e conforto de acompanhantes e pacientes de outras cidades.

Sair da versão mobile