Ícone do site Notícia Hoje

Hospital instala vidro para aproximar famílias de pacientes com coronavírus durante visitas, no Oeste

Há mais de 10 dias, Rodrigo de Oliveira, de 42 anos, não via a mulher, Pabline Rottava, e o filho, Igor. Ele está internado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste, no Oeste catarinense, por causa de complicações da Covid-19. Por causa de uma adaptação feita com um vidro na unidade de saúde, a família pôde visitá-lo de uma forma mais segura.

O material permite que os familiares se vejam e, ao mesmo tempo, é mais uma barreira contra o vírus. A gerente de enfermagem do hospital, Márcia Dreher, afirmou que o encontro com a família, que ocorreu na sexta-feira (7), foi significativo para Rodrigo. “Houve uma melhora dentro do quadro clínico do paciente. Toda equipe se emocionou muito”, afirmou.

Publicidade

A mulher de Rodrigo, Pabline Rottava, descreveu a interação através do vidro: “Quando os olhos se encontraram, eu e o Igor nem conseguimos chorar. Mas o Rodrigo chorou. Imagina, né, bastante fragilizado. Mas depois tudo se tornou sorrisos, conversas, alegria. Foi uma injeção de ânimo muito grande pra ele”. Rodrigo mora em São Domingos, também Oeste catarinense.

Instalação e regras

Num primeiro momento, a pandemia obrigou os hospitais a capacitarem as equipes para o atendimento técnico. Mas agora muito se fala em empatia e humanização. Foi justamente daí que surgiu a ideia do vidro.

“Numa dessas discussões, a equipe planejou uma forma de visita segura pra esse paciente e veio o desejo do vidro. Prontamente esse desejo foi levado à equipe de manutenção do hospital e, em poucos dias, a gente teve a instalação”, explicou a gerente de enfermagem.

O projeto ocorre apenas no setor da enfermaria. A visita só é permitida aos pacientes em longos períodos de internação. Ela é agendada e não altera a rotina de trabalho do hospital. A família do Rodrigo foi a primeira a participar.

“Eu achei essa atitude do hospital bastante humana, pro paciente, pra toda família que está passando por isso. É muito lindo, sabe? É muito bom você ver, encontrar, essa troca de energia. O Rodrigo está melhorando e logo logo vai estar em casa com a gente”, disse Pabline.

Com informações G1 SC 

Sair da versão mobile