O Reitor da Uniarp e Presidente da Associação Caçadorense de Imprensa (ACIJO), Prof. Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos, no Dia dos Pais, fez questão de reconhecer a importância educacional da família.
Explica ele as duas dimensões da educação – a escolar, que se processa em instituições específicas; e social, na qual o papel da família é imprescindível.
A educação exerce funções sociais, uma vez que toda sociedade é um produto unido resultante de sua história e das interações entre suas instituições.
Embora sejam muito diversas em razão da peculiaridade de seus contextos culturais, a escola e a família apresentam, também, características comuns.
A educação compreende um dos processos atingidos pelas projeções de alguma dessas funções de caráter universal. E isto se verifica com a educação em todas as sociedades. A escola, ao lado da família, constitui-se uma das instituições sociais mais importantes desenvolvidas pela humanidade. De tal modo, ambas as estruturas, escola e família, exercem função social, consistente em educar o indivíduo, formar sua personalidade e prepará-lo para o convívio social ou socialização.
Portanto, a função educacional familiar também merece destaque, visto que no lar o indivíduo assimila as primeiras e mais fundamentais preleções para a vida.
Não se pode realizar um processo de educação sem que seja efetuado em forma conjunta e simultânea, um processo de socialização.