Notícia Hoje

Gritos dos excluídos: mais de 100 pessoas vão às ruas em Caçador

As comunidades da Paróquia Cristo Redentor de Caçador, em especial as do bairro Martello, realizaram a manifestação pelos seus direitos, o “Grito dos Excluídos”, no último fim de semana, dia 10 de setembro.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular que vem sendo realizada em todo Brasil há 22 anos. O pároco, Pe. Marcio Martins Rosa afirmou que “é importante para toda a Igreja, um momento para apresentar as necessidades do povo que são esquecidas, deixadas de lado”. O tema, nesse ano de 2016, foi: Vida em primeiro lugar.

Publicidade

Em Caçador, retomou-se esse espaço de mobilização popular. Encontros com as lideranças foram realizados para apontar o que eles consideravam importante que fosse falado e reivindicado. As principais questões destacadas foram: o saneamento básico e a segurança do trânsito, levando em conta a travessia urbana feita pelo governo estadual, que não é segura nem para motorista, quanto menos para os pedestres. “Foi um grito da comunidade por mais segurança e melhor assistência, para terem os seus direitos garantidos” disse o padre.

A manifestação mobilizou mais de 100 pessoas, envolvendo as turmas de catequese, as comunidades, a Cáritas, a Pastoral da Criança, o Centro Social Marista e Sindicatos, abordando também os direitos trabalhistas.

“É muito importante esse trabalho de mobilizar as pessoas para irem à rua lutar pelos seus direitos. Nós vivemos um período em que é difícil de concretizar esta ação. Nós queremos continuar ocupando bem os espaços de garantia de direitos, é isso que queremos com essas manifestações. Vamos continuar organizados, mobilizados para que tenhamos cada vez mais espaços de discussão e construção coletiva daquilo que o nosso povo precisa” afirmou Pe. Marcio.

14238147_986251168167879_5083191818827037413_n

Sair da versão mobile