Ícone do site Notícia Hoje

GM anuncia férias coletivas em fábrica de Onix em Gravataí (RS)

A General Motors decidiu conceder férias coletivas de dez dias para toda a fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, a partir de segunda-feira, dia 12 de junho. A decisão impactará entorno de sete mil trabalhadores nesse período, sendo cerca de 2,5 mil funcionários diretos da montadora, dois mil terceirizados e 2,5 mil de sistemistas.

“A GM foi clara. O motivo do acionamento dessas férias coletivas de emergência é a queda nas vendas”, disse Valcir Ascari, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí ao site Auto Data. “O pátio está cheio de carros e a fábrica precisa parar de produzir por um tempo, até que o mercado reaja”.

Publicidade

A montadora confirmou que “a fábrica da General Motors em Gravataí, no Rio Grande do Sul, irá conceder férias coletivas aos seus empregados entre os dias 12 e 21 de junho para adequação dos volumes de produção’’.

Em Gravataí, a fabrica produz em torno de mil Onix diariamente, ou seja, ao longo desse período em torno de 10 mil unidades deixarão de ser produzidas.

Ainda na semana passada, a montadora anunciou a suspensão de produção de picape S10, em São José dos Campos, a partir de 12 de junho. A decisão na unidade, onde deixarão de ser fabricados três mil veículos, será parcial. Em torno de 2,7 mil operários dos 3,6 mil terão day off no período.

Fábrica para e governo federal faz anúncio

Ônibus, caminhões e carros de passeio de até R$ 120 mil vão receber incentivo fiscal de R$ 1,5 bilhão do governo federal visando reduzir os preços dos veículos e aquecer o setor da indústria automotiva.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento e da Indústria, Geraldo Alckmin, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

Apesar de o incentivo ter sido inicialmente pensado apenas para a venda de carros — nos modelos de entrada — segundo Haddad, o programa foi “repaginado”, e o foco passou a ser em automotivos de carga e ônibus.

 Com informações ND Mais 

Sair da versão mobile