Notícia Hoje

Gasolina apresentou aumento acumulado de 29,48% nos últimos 10 meses em Caçador

Greve de caminhoneiros provoca fila para abastecimento de combustível em posto de gasolina no Rio de Janeiro.

Em pesquisa contínua realizada pela UNIARP, através do curso de Administração e financiada com recursos do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP), levantou-se o preço dos combustíveis e do gás de cozinha no mês de abril de 2022 nos municípios de Caçador e Fraiburgo.

Em Caçador todos os combustíveis pesquisados apresentaram aumento de preço em relação ao mês de março, com destaque para o diesel S10 (5,48%) e o diesel (4,31%).

Publicidade

Em Fraiburgo, ainda em relação ao mês anterior, também se registrou aumento de preço em todos os combustíveis, sobretudo na gasolina aditivada (4,27%) e no etanol hidratado (4,01%). Em relação ao mês anterior, o gás de cozinha apresentou um aumento de 4,86% em Caçador e de 3,53% em Fraiburgo.

Considerando os últimos dez meses, ou seja, desde início da pesquisa, a gasolina comum já apresenta uma variação acumulada de 29,48% em Caçador e de 32,17% em Fraiburgo. Já o gás de cozinha, no mesmo período, apresenta uma variação acumulada de 32,27% em Caçador e de 27,82% em Fraiburgo.

Entre os estabelecimentos pesquisados foi possível encontrar uma significativa variação de preço em alguns combustíveis. É o caso do etanol hidratado em Caçador (20,89%) e do diesel em Fraiburgo (10,27%). O mesmo foi observado para o gás de cozinha, que apresentou variação de 16,67% em Caçador e 5,53% em Fraiburgo, demonstrando que é possível economizar mediante uma pesquisa prévia de preços.
Para se ter uma ideia, o caçadorense que consumiu um tanque gasolina comum (50 litros) em abril gastou aproximadamente R$ 367,40. Já o fraiburguense, nas mesmas condições, gastou cerca de R$ 365,15. Em ambos os casos, o gasto de combustível comprometeu mais de 30% do salário-mínimo vigente.

A pesquisa realizada pela UNIARP adota metodologia similar à utilizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis que, semanalmente, afere o preço dos combustíveis e do gás de cozinha em aproximadamente 500 municípios do país.

Sair da versão mobile