Notícia Hoje

Galo namorador, torresmo e ganso: rifa inspirada na ‘Fazendinha’ tem prêmios inusitados, em Caçador

Já pensou comprar uma rifa e ganhar um galo, uma ovelha ou um porco? Uma pequena comunidade do interior de Caçador, organizou uma ação para a revitalização da Capela São Francisco de Sales. Os prêmios chamaram a atenção do público e a comunidade já vendeu números para outros países como Canadá e Portugal.

Uma das organizadoras, a agricultora e moradora da linha São Francisco, Eloisa Tessari, destaca que a rifa é dividida em 16 prêmios. O primeiro ganhador levará uma ovelha, um garrafão de vinho, um porco, torresmo e uma carriola de milho.

Publicidade

Ainda, os ganhadores levarão para casa outros animais como galo, pato, peru, angolista, garnizé e ganso. A ação fez sucesso e ultrapassou as barreiras territoriais de Caçador, chegando a outras cidades catarinenses, outros estados brasileiros e países como Canadá e Portugal. Já foram vendidos 1,6 mil números e a expectativa é chegar a 2 mil.

Todo o recurso arrecadado com a venda da rifa será investido na revitalização da capela da comunidade formada por agricultores. “Nós convivemos aqui e percebemos que o local precisa de algumas reformas”, explica.

Rifa inspirada na ‘A Fazendinha’

A ideia da ação surgiu após uma conversa informal entre Eloisa e outra integrante do Clube de Mães da linha São Francisco. A proposta inicial era realizar uma rifa simples, porém, conforme Eloisa, não cativaria tanto o público.

“Então surgiu a ideia de fazermos uma rifa com animais. Passamos para o grupo de mães, elas aceitaram e estamos vendendo os números”, comenta a agricultora.

O grupo se inspirou na rifa ‘A Fazendinha’, de Nova Veneza, no Sul catarinense, que fez sucesso no Brasil todo após um vídeo com a divulgação dos prêmios viralizar na internet. “Vamos dizer, é a ‘Fazendinha do São Francisco de Sales’, destaca Eloisa.

A busca pelos prêmios

A busca pelos prêmios começou de forma mais tímida e com poucos números. “Pedimos uma ovelha e, com o prêmio garantido, ficamos tão incentivados que começamos a pedir outras doações para os agricultores”, ressalta.

Eloisa conta que algumas pessoas ficaram mais receosas em relação às vendas da rifa e no começo não foi fácil. “Pois quem iria querer um ganso?” Questiona a moradora.

Mas, a ação tomou uma grande proporção. “É bonito de ver o incentivo e como as pessoas estão comprando essa rifa”.

A história do galo namorador

Entre as premiações, estão o galo ‘namorador’, que foi carinhosamente apelidado desta maneira pela comunidade. Eloisa explica que o animal veio do município de Lebon Régis, também no Meio-Oeste, e passou por diversas casas antes de chegar na residência da agricultura, pois ela está acomodando os bichos que serão sorteados.

“Ele ficou muito famoso por andar em várias casas. Uma das meninas disse que o galo é tão querido que tem dó de doar, pois ficou muito mansinho e chamamos ele de galo namorador”, detalha.

Logística para a entrega

Agora, vem o questionamento sobre como a comunidade realizará a logística para a entrega dos prêmios, já que a rifa chegou em diversas localidades. “Como vamos embarcar um porco, uma ovelha e um peru?” Brinca Eloisa. Mas, o grupo fará uma reunião para decidir os ajustes.

Contato para a compra de números

O sorteio está marcado para o dia 10 de novembro, após a missa, na comunidade São Francisco. Ainda é possível comprar números, que custam R$ 5, com Eloisa por meio do telefone (49) 9 9956-1887.

“Estamos felizes pela repercussão, pois não imaginamos algo assim. Parece um milagre vender todos esses números”, finaliza Eloisa.

Com informações ND Mais 

LEIA MAIS 

Sair da versão mobile