Esses diversos objetivos da didática também permitem inferir a importância da mesma no processo de ensino e aprendizagem, constituindo-se como algo indispensável para que o professor possa exercer sua função de forma eficiente.
Libâneo (1990) procura salientar a importância da didática na estruturação da aula. O trabalho docente se constitui em uma atividade intencional e planejada, a qual requer estruturação e organização, no intento de que sejam alcançados os objetivos do ensino.
No entanto, a indicação de etapas do desenvolvimento da aula não significa que todas as aulas devam seguir o mesmo esquema rígido, mas que precisa existir um planejamento mínimo para que se possa garantir uma sequência adequada das rotinas de ensino.
Como bem salienta Libâneo (1990), a opção por qual etapa ou passo didático é mais adequado para dar início à aula, ou a conjugação de vários passos numa mesma aula, ou conjunto de aulas, depende dos objetivos e conteúdos da matéria, das características do grupo de alunos, dos recursos didáticos disponíveis, das informações obtidas na avaliação dos recursos didáticos disponíveis, das informações obtidas na avaliação diagnóstica, entre outros fatores.
Em virtude disso, ao se analisar os passos didáticos, importa salientar que a estruturação da aula compreende um processo que implica criatividade e flexibilidade por parte do professor.
Nesse sentido, as etapas ou passos didáticos devem ser entendidos como tarefas do processo de ensino relativamente constantes e comuns a todas as matérias, considerando-se que inexiste entre elas uma sequência necessariamente fixa, e que dentro de uma etapa são realizadas outras de modo simultâneo.
Os passos didáticos indicados por Libâneo (1990) encontram estruturados na figura a seguir:
Figura 1 – Esquema das fases coordenadas do processo de ensino
Fonte: Adaptado de Klingberg (1978 apud LIBÂNEO, 1990, p. 180).
A representação da figura acima evidencia a dinâmica e a interdependência entre as fases do processo de ensino. A fase de preparação e introdução da matéria, de acordo com Libâneo (1990), corresponde especificamente ao momento inicial de preparação para o estudo de matéria nova.
É formada de diversas atividades interligadas, tais como:a preparação do professor de modo prévio, a preparação do aluno, a introdução do aluno e a colocação didática dos objetivos. Conquanto tratadas separadamente, isso não significa que essas atividades devam ser tomadas numa sequência rígida.