Ícone do site Notícia Hoje

Fumaça de queimadas cobre o céu de Caçador

A fumaça das queimadas do Centro Oeste e Amazônia chegou a Caçador, nesta quinta-feira, 12. Até então, somente nas cidades mais do Oeste do Estado era possível ver a fumaça.

Entretanto, segundo a imagem de satélites, é possível identificar a presença de fumaça nas regiões entre o sudoeste do Paraná e porção oeste de Santa Catarina desde as primeiras horas do dia.

Publicidade

Existem focos de queimadas no Paraguai, Bolívia e Brasil, com destaques para a região do pantanal e floresta amazônica. Com os ventos soprando de quadrante noroeste, a fumaça observada nestas áreas pode ter origem de qualquer uma destas fontes, ou até mesmo a combinação de ambas.

“O que traz essa fumaça são ventos em altitude em níveis baixos da atmosfera, a um ou dois quilômetros de altura”, explicou o meteorologista Leandro Puchalski. De acordo com o meteorologista, foi possível enxergar a fumaça em imagens de satélite tanto na terça como nesta quarta. Ela também atingiu, segundo os mapas, a região Sul catarinense. Mas como o dia estava mais nublado na região, a fumaça não chegou a ser perceptível

Sair da versão mobile