Notícia Hoje

Frente fria intensifica temporais com rajadas de vento de até 70 km/h em Santa Catarina

O tempo na manhã desta quarta-feira (17) é marcado por instabilidades e temporais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Conforme a Defesa Civil, essa condição está relacionada com a formação de uma frente fria que avança ao longo da manhã por Santa Catarina.

Ainda conforme a pasta, o avanço das chuvas pelo Estado, somado à oferta de calor e umidade, intensificam os temporais, que avançam gradativamente em direção às demais áreas catarinenses ao longo desta quarta-feira.

Publicidade

De acordo com o último monitoramento meteorológico da Defesa Civil, emitido às 7h20 desta quarta, ocorreu chuva fraca a moderada entre o Meio-Oeste e Planaltos, e de forma isolada também chove nas áreas da Grande Florianópolis, conforme o mapa abaixo.

A Defesa Civil ressalta que, por conta das instabilidades, o risco é alto para ocorrências relacionadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos e enxurradas pontuais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e Centro e Leste.

Além dessas áreas, a Defesa Civil também inclui trechos do Grande-Oeste, Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Já nas demais áreas do Estado, o risco é moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados.

Frente fria promove ventos de até 70 km/h

Os ventos sopram de direção Noroeste/Oeste em todo o Estado ao longo da manhã, virando de direção Sudeste/Leste a partir da tarde no Litoral e em áreas próximas. A expectativa é de rajadas de até 70 km/h em todas as regiões, com valores pontualmente superiores, com risco baixo a moderado, associados aos ventos.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 17°C e 20°C entre os Planaltos e Meio-Oeste e de 21°C a 28°C nas demais áreas.

As máximas oscilam entre 23°C e 27°C no Planalto Sul e Meio-Oeste, entre 27°C e 32°C no Oeste, Litoral Sul, Alto Vale, Planalto Norte e Grande Florianópolis, e de 32°C a 36°C entre o Litoral Norte, Médio e Baixo Vale.

Tempo segue chuvoso na quinta-feira em Santa Catarina

Ao longo de toda quinta-feira (18), o tempo permanece instável em Santa Catarina. Isso ocorre devido à influência da frente fria combinada a uma área de baixa pressão.

A Defesa Civil ressalta que o risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

O vento sopra com intensidade fraca a moderada, de direção Noroeste/Oeste do Grande Oeste aos planaltos e de direção Sul/Sudeste no Litoral e em áreas próximas. Há previsão de rajadas entre 50 e 70 km/h nas áreas de divisa com o Paraná (Grande Oeste e Planalto Norte) à tarde.

A sensação de calor e abafamento permanece, com temperaturas mínimas variando entre 17°C e 25°C e com máximas marcando entre 19°C e 24°C no Planalto Sul e de 25°C a 34°C nas demais áreas, com as maiores temperaturas ocorrendo no Extremo-Oeste e Litoral Norte.

Chuvas diminuem gradativamente na sexta-feira em Santa Catarina

Na sexta-feira (19), a frente fria se desloca para o Norte e, com esse fator, as instabilidades diminuem em grande parte de Santa Catarina. Contudo, a pasta indica que ainda há possibilidade de ocorrências de temporais nas áreas de divisa com o Paraná, incluindo o Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.

Durante o amanhecer, temperaturas entre 17°C e 20°C entre os planaltos e Meio-Oeste e de 21°C a 26°C nas demais áreas. À tarde, devem marcar entre 23°C e 28°C no Planalto Sul, 28°C a 32°C no Grande-Oeste, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Planalto Norte e de 32°C a 36°C no Vale do Itajaí.

Tempo firme para o fim de semana?

No sábado (20), instabilidades atmosféricas seguem mantendo o tempo instável em Santa Catarina, com a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados.

No domingo (21) a instabilidade diminui sobre o Estado, mas a circulação marítima segue favorecendo a ocorrência de chuvas fracas entre o Meio-Oeste e o Litoral. As temperaturas seguem altas à tarde no Extremo-Oeste, entre 30°C e 33°C, e ficam mais amenas no restante do Estado.

Com informações ND Mais 

LEIA TAMBÉM: Há 3 anos da primeira vacina de Covid-19 aplicada no Brasil, quais são os desafios?

Sair da versão mobile